quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Ceagesp tem varejão que é uma viagem culinária

                  Resultado de imagem para Ceagesp tem varejão que é uma viagem culinária

Conheça os benefícios de cinco frutas nativas do Brasil e de 5 outros alimentos que valem a pena consumir todos os dias.
 
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo comercializa cerca de 100 espécies de frutas produzidas em todo o mundo. O Brasil é um dos maiores produtores desse tipo de alimento e muitas delas são típicas da nossa terra tropical.

Abacaxi

O Brasil produz a fruta em grande escala, mas o maior produtor do abacaxi é o Havaí. Essa fruta foi muito utilizada pelos navegantes europeus para combater o escorbuto já que é rica em vitamina C, além da vitamina A, do complexo B, fósforo, magnésio, cálcio e zinco. O fruto também é indicado para auxiliar na digestão.

Maracujá

Utilizado em cosméticos, na preparação de receitas doces e agridoces, o maracujá no Brasil é conhecido pelo seu poder calmante, mas também serve para conservar saladas e prevenir o aparecimento de células cancerígenas pelas suas propriedades antioxidantes. Também é rico em vitaminas A e C.

Cajá manga

Fruta ácida e rica em antioxidantes que reduzem as chances de desenvolver células cancerígenas e doenças cardíacas, vitamina C, ferro que combate a anemia, fortalece os ossos pela presença de cálcio e possui uma combinação de nutrientes que alivia os sintomas da TPM, rica em fibra. Depois de madura pode apresentar cores diferentes como roxo, vermelho, laranja, verde e amarelo – mais comum.

Jabuticaba

Ideal para dietas de baixas calorias, essa fruta tem baixos níveis de gordura e valor calórico, é rica em vitaminas C, E e ferro, sendo indicada para o combate de anemias. Sua casca tem propriedades que combatem o envelhecimento, hidratam a pele e ainda possui fibras, próprias para o bom funcionamento do sistema digestivo. Extratos do fruto comprovaram ser úteis contra a queda de cabelos.

Pitanga

Saborosa apesar do sabor azedinho, a pitanga possui grande quantidade de água e proporciona hidratação natural e frescor, previne contra doenças degenerativas, contribui para a perda de peso e ainda funciona como um calmante natural.

5 curiosidades sobre alimentos do Varejão

Vivemos em busca de uma alimentação ideal, rica em nutrientes e de preferência bem saborosa para estimular o apetite, e os alimentos podem surpreender com diversas curiosidades.

Beterraba branca: 
Muitas pessoas conhecem apenas a beterraba vermelha, mas a raiz tuberculosa também surge na cor branca e essa versão fornece mais açúcar enquanto o tipo mais popular é rico em ferro.

Brócolis: 
Tem mais proteína do que carne vermelha. A descoberta é de certo modo recente, já que, segundo elaboração do NRC (National Research Concil), órgão americano responsável pela formatação de guias alimentares, o correto é calcular a porcentagem de proteína em relação às calorias totais do alimento, e isso torna o brócolis mais proteico do que a carne – em 100 gramas da verdura encontramos 11 gramas de proteína contra 6 gramas do nutriente na mesma quantidade de carne de origem animal.

Rúcula: 

É da mesma família da mostarda e também tem sabor picante! Originária do Mediterrâneo, a verdura é muito utilizada como complemento das refeições por causa do seu sabor marcante e ainda funciona como estimulante natural de apetite.

Tomate: 

É considerado fruta e a abobrinha, a berinjela, o pepino e o pimentão também são frutos que costumamos chamar de legumes. Isso porque esses alimentos têm ovário e sementes de uma planta florífera. Ao contrário, morango, abacaxi, caju e maçã são considerados pseudofrutos pois não se desenvolvem do ovário da planta.

Azeitona: 

50% é constituída de água. Esse número é alcançado quando o fruto da oliveira alcança sua maturidade fornecendo também 21% de azeite, 20% de carboidratos, 6% de celulose, 1,5% de proteínas e 1,5% de cinzas.

Todos esses alimentos podem ser encontrados no Varejão de final de semana que a CEAGESP realiza no Pavilhão Mercado Livre do Produtor com entrada pelo portão 3 da Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946, Vila Leopoldina.

Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30

Já os pavilhões das frutas funcionam de segunda a sábado a partir das 6:00 para atacadistas. Varejistas podem encontrar essas e outras espécies frutíferas no Varejão:

4ª feira – das 14h às 22h
no Pavilhão PBC (Praça da Batata) – entrada pelo Portão 7
Sábado – das 7h às 12h30
Domingo – 7h às 13h30
no Pavilhão Mercado Livre do Produtor (MLP) – entrada pelo Portão 3

Endereço: Av. Doutor Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!