sexta-feira, 29 de julho de 2016

Que tal uma lasanha com acelga?


                  Imagem inline 1

A acelga é uma hortaliça rica em água, sais minerais, vitaminas e antioxidantes que combatem o envelhecimento, ajudam no tratamento de várias doenças como micose, diabetes e pressão alta, além de fibras que ajudam o intestino a funcionar melhor.

Apesar de ter uma boa oferta o ano todo, é no inverno que suas qualidades e sabor estão mais acentuados. E por falar nisso, a acelga aceita bem qualquer tipo de tempero, desde o mais picante até o doce, sem problemas. 

Enquanto que no Brasil o seu consumo se dá mais na forma de saladas e refogados, em outro países ele é preparado em ensopados, como ingrediente de conservas dos mais variados sabores, como acompanhamento de carnes e até mesmo massas, como a receita que segue abaixo, de lasanha com acelga. Vamos à ela?

LASANHA COM ACELGA

Ingredientes

    1 maço de acelga lavada e sem os talos
    ½ xícara (chá) de cebola picadinha
    1 dente de alho picadinho
    2 ½ xícaras (chá) de leite
    1 xícara (chá) de creme de leite
    400 g de carne moída
    2 xícaras (chá) de tomate bem maduro, sem sementes, picados
    4 colheres de Ketchup
    150 g de macarrão para lasanha pré-cozido
    ½ xícara (chá) de farinha de trigo
    200 g de queijo muçarela fatiado
    Sal e pimenta a gosto
    2 colheres (café) de noz-moscada
    6 colheres (sopa) de margarina ou manteiga

Modo de fazer

    Escalde a acelga em água fervente ou coloque-a no vapor por tempo suficiente para murchá-la e reserve.
    Derreta 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga numa panela e doure a cebola e o alho. Junte a farinha e mexa bem, até dourar. Abaixe o fogo; junte o leite e o creme de leite, sem parar de mexer e deixe cozinhar até ferver. Acrescente o sal, a pimenta e a noz-moscada, misture bem e reserve o creme.
    Refogue a carne no restante da margarina ou manteiga, tempere com sal, pimenta e noz-moscada e acrescente o tomate. Quando a carne estiver cozida, acrescente o ketchup misturando bem.
    Unte uma forma refratária e coloque uma camada de molho branco. Por cima, coloque uma camada de macarrão, uma camada de molho, uma camada de acelga, uma camada de carne e repita o processo. 
    Por último, cubra com uma camada de muçarela. Leve ao forno moderado pré-aquecido (180o C) por 60 minutos ou até dourar. Sirva quente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!