sexta-feira, 29 de julho de 2016

Já ouviu falar em Gari (conserva de gengibre)?



                   Imagem inline 1


Desde que a culinária japonesa entrou na moda, não há quem não tenha provado sushi ou sashimi, muitas vezes acompanhado de uma conserva feita de fatias finas de gengibre colocadas em um caldo agridoce, que tanto podem estar na cor natural ou avermelhadas, graças ao uso de colorantes de alimentos. 

Estamos falando do gari, cuja função é limpar e preparar as papilas gustativas do sabor do que foi anteriormente ingerido para realçar o sabor do próximo alimento. Apesar de hoje em dia ser facilmente encontrado nas prateleiras dos supermercados e casas de produtos orientais, não há nada como preparar o gari em casa mesmo, com gengibre fresco, de preferência com raízes novas. 

Nas feiras e supermercados, o gengibre novo é encontrado ainda com as folhagens que, quanto mais verdes, mais indicam que foram acabados de ser retirados do solo. Aproveite que o gengibre está com o preço em baixa no atacado esta semana para preparar esta deliciosa receita de gengibre em conserva, que vai muito bem com peixes, carnes vermelhas e assados de modo geral.

GARI (conserva de gengibre)

Ingredientes

    1 xícara de vinagre de arroz
    1 xícara de açúcar
    1 colher de sopa de sal
    1 gengibre grande
    Colorante alimentício vermelho (opcional)


Modo de fazer

    Remova a casca do gengibre utilizando uma colher de sopa para raspar (é mais fácil do que usar um descascador ou faca).
    Corte o gengibre o mais fino que conseguir, utilizando uma faca ou fatiador.
    Coloque o gengibre em uma peneira ou escorredor de macarrão e jogue por cima dele o sal, para soltar a água.
    Passado uma hora, enxágue o gengibre com água.
    Com um papel toalha bem grosso ou uma toalha de pano fina, esprema o gengibre para que toda a água seja drenada e ele fique bem sequinho.
    Coloque o gengibre em um recipiente de vidro devidamente esterilizado.
    Misture em uma panela o açúcar e o vinagre de arroz. Mexa em fogo baixo mexa até que o açúcar se dissolva e o líquido fique transparente.
    Com o auxílio de um funil, jogue a mistura de vinagre e açúcar ainda quente sobre o gengibre, até que ele fique completamente coberto.
    Guarde na geladeira por 24 horas antes de consumir.
    Passado esse tempo é só mantê-lo na geladeira.
    O gengibre pode oxidar com o tempo e ficar com uma coloração levemente rosada, mas não se assuste, pois isto é normal. 
    Se você quiser acentuar a cor rosada ou avermelhada, pode misturar corante alimentício no caldo antes de misturá-lo com o gengibre cortado, até atingir a coloração desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário