quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

ES: "Carnaval da Melancia"

                          

A fruta é rica em vitamina A, importante para a saúde dos olhos e ajuda o sistema de defesas do organismo. Em alguns bairros do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais existem caminhões e picapes vendendo a melancia produzida no Espírito Santo, bem como outra fruta que é a cara do verão: o abacaxi.

No período de Carnaval é muito importante ter cuidado com a hidratação: beber muita água, consumir frutas e optar por um cardápio mais leve. Uma fruta de boa saída no mercado da Ceasa nesta época é a melancia. A fruta é rica em vitamina A, importante para a saúde dos olhos e ajuda o sistema de defesas do organismo.

No Espírito Santo, o município que mais ofertou melancia na Ceasa foi Linhares, com uma produção de 2.432.240 milhões de quilos, que passaram pela unidade da Ceasa em Cariacica. Rio Bananal foi outro município que teve grande oferta, sendo responsável por 1.372.733 quilos de melancia. Ao todo foram 21 cidades capixabas responsáveis pela produção e, o preço médio do quilo no último ano foi de R$1,09.

Os benefícios da melancia são grandes. Possui substâncias antioxidantes, que contém uma ação protetora contra o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer. A nutricionista Matilde Alves diz que “existe uma ação protetora em relação às doenças cardiovasculares. Outras pesquisas mostram uma associação entre o licopeno e a diminuição do risco de câncer de próstata. A melancia ainda possui ferro, essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue. Contém potássio, que atua como regulador da pressão. E o magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e é importante para o desenvolvimento dos dentes e ossos. A fruta também auxilia na hidratação, podendo ser considerado um diurético natural, pois possui alta quantidade de água em sua composição”.

E aqui vai uma boa dica para quem quer pular Carnaval e se hidratar. E para aqueles que não curtem folia, fica a dica para aproveitar no fim de semana. E, o preço médio da melancia na sexta-feira (29) na Ceasa estava a R$1,50 o quilo..


Gelado de melancia

Ingredientes:
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 kg de melancia
1 colher (sopa) de suco de limão
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. No liquidificador, bata a polpa da melancia para obter um litro de suco. Acrescente a gelatina e o suco de limão e bata. Delicadamente incorpore o creme de leite. Ponha em taças, decore com bolinhas de melancia e leve para gelar.

Pode ser consumida in natura, em saladas, sucos e sobremesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!