segunda-feira, 15 de junho de 2015

Cidade capixaba vê agricultura e pecuária como solução econômica


          


Município vai perder boa parte do tráfego com rodovia e implementação de ferrovia, o que irá afetar o setor de serviços. Antes que isso ocorra, a administração municipal e governo buscam saída sustentável e rápida. Outras cidades deveriam fazer o mesmo. 

Raul Marques

Iconha está no olho do furacão. Nem todo mundo percebe, mas a cidade precisa descobrir sua vocação. Com um Produto Interno Bruto (PUB) praticamente gerado pelo comércio e serviços, o contorno da BR 101 e a anunciada construção de uma ferrovia que vai passar pelo Vale do Orobó e pelo município, a maior fonte de recursos da cidade deve mudar de ramo. A agricultura surge como opção óbvia segundo os números da última pesquisa realizada pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Em Iconha, o setor de comércio e serviços representava, em 2012, 67,93% do PIB ante 21,5% da agropecuária. Como a rodovia deve contornar a cidade, o percentual de participação dos postos de combustíveis e de serviços deve cair. E a entrada da ferrovia tirará, ainda mais, os caminhões da cidade.

Diante de tais fatos, a agropecuária parece ser o caminho, atesta o chefe do escritório do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Fábio Lopes Dalbom. “A cidade tem que passar a buscar a agropecuária como fonte de riqueza e de geração de receita”, disse. Fábio Dalbom, inclusive, lembra que a agricultura, tanto a familiar como a de pequeno porte deve passar por melhorias para que possa aproveitar as duas oportunidades: a de deixar de ser escrava da rodovia e aproveitar a nova forma de escoamento da produção, a ferrovia que também faz ligação com os portos que serão postos em operação – Itaoca e Porto de Açu, na região de Campos dos Goytacazes, além do Rio de Janeiro.

“Os produtores terão que passar a inovar na qualidade inicial do produto, com a adoção de medidas para certificação”, disse. Dalbom referia-se a garantir a agricultura de produtos orgânicos, com a adequação de diferentes pontos. “Isso é muito importante para gerar valores agregados aos produtos. Ganhar competitividade”, disse.

De igual opinião compartilha do engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal de Iconha, Fábio Polastreli Guedes. “Para aproveitar a chegada de uma ferrovia, é necessário profissionalizar mais a produção agrícola na região, com a tecnificação”, referindo-se às práticas mais específicas que envolvem desde o plantio até o uso de defensivos e agrotóxicos.

Polastreli citou como exemplo fatos antigos que já aconteceram no Brasil por exportar produtos com padrões fora dos especificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Isso é muito importante para não se queimar uma oportunidade como esta”, disse.

Algumas outras amostras de ideias inovadoras para exportar foram citadas por Fábio Dalbom e por Fábio Polastreli. Uma destas é a da Coopervidas, que fica no Vale do Orobó.  A Cooperativa de Valorização, Incentivo e de Desenvolvimento Agropecuário Sustentável do Vale do Orobó tem um projeto de exportação de acerola, que vem sendo tocado com muito empenho pelos participantes. No caso, a acerola é cultivada em pequenas áreas dos municípios de Piúma e Iconha, na região Sul do Estado. No caso, indiretamente, os pólos de frutos do Estado seriam um bom exemplo para quem desejar aproveitar a expansão da agricultura que pode acontecer em Iconha e arredores.

Outro exemplo citado por Dalbom é a intenção de exportar abacates do produtor Dalton Gotardo Petralonga, mais um produtor que está inserido nos programas de plantação orgânica da região.

União faz a força

Ambos os profissionais da área agrícola entendem que os pequenos produtores da região de Iconha e adjacências devem se unir em cooperativas para aumentar seu poder de fogo na horta de aproveitar as oportunidades. “A entrada da ferrovia, a mudança no traçado das estradas da região, associados a vários fatores podem baratear o custo para a produção no longo prazo. Isso vai ficar mais visível quando os agricultores se unirem”, disse Dalbom.

Uma outra forma de enfrentar as mudanças econômicas que estão por vir é valorizar os produtos regionais, com os chamados diferenciais. “O queijo da Serra da Canastra é um bom exemplo disso. Tem um sabor característico que pode se tornar um marco diferencial na hora de comercializar”, disse Polastreli.

Questionados sobre esta diferenciação, Polastreli e Dalbom entendem que este retorno à agropecuária como vocação da região pode abrir um leque de oportunidades de trabalho para muita gente que não quis seguir os passos da família por entender que trabalhar nas pequenas cidades não geraria renda. “Pode ser melhor ainda com a instalação de um armazém, de um porto seco, de um local que servisse de distribuidor para os produtores. Quanto mais se eliminarem os custos, melhor”, disse.

Sobre esta questão da mão de obra na agricultura, o engenheiro agrônomo Fábio Polastreli Guedes disse algo bem curioso. “A sucessão do trabalho rural é um desafio a ser enfrentado. Precisamos amenizar a saída dos jovens do campo. É uma questão de autonomia”, explicou.

Futuro

Se a agricultura parece ser o destino da rota de economia iconhense, Fábio Dalbom, do Incaper, alerta que isso só irá acontecer a médio e longo prazo. E não esconde sua posição favorável ao desvio da BR 101 do Centro de Iconha. “Qualquer impacto econômico que a saída da estrada do centro da cidade irá ter, ele é menor do que a qualidade de vida que isso vai proporcionar”, referindo-se ao fato de que, talvez, com o fim da dependência minada à estrada Iconha poderá encontrar-se novamente a sua vocação, no caso, a agropecuária.

Fábio Polastreli, da Secretaria de Agricultura, entende que todos os fatos que estão por vir serão fatores decisivos para o desenho de uma nova cidade, de uma nova economia. “Tudo isso fortalecerá a agricultura e a pecuária e deve enfraquecer outros setores”, disse, reforçando que é necessário trabalhar melhor e de forma mais racional para aumentar a produção.

Ambos lembraram, ainda, que apesar de ser responsável por menos de 20% do PIB municipal é da agropecuária que vem o dinheiro que abastece o setor de comércio e de serviços, seja pelo transporte, seja pelo consumo. “Quando houve a crise na colheita da banana há alguns anos, o comércio foi o primeiro a acusar isso. Ninguém vendia nada”, disseram.

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