segunda-feira, 1 de junho de 2015

Ceasa capixaba indica alimentos que ajudam no combate ao resfriado


                             
 
A laranja, por exemplo, é a fruta cítrica mais procurada no mercado.

A fruta cítrica, in natura ou em suco, contém grande quantidade de vitamina C, sendo uma ótima opção para ajudar a combater as doenças respiratórias, como as gripes e os resfriados comuns no período de chuvas e climas mais amenos. No mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) encontra-se uma variedade de alimentos que possuem grande teor de vitamina C.

De acordo com dados do Setor de Estatística das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) nos primeiros quatro meses do ano circularam 11.297.469 quilos de frutas cítricas no entreposto central, em Cariacica. A laranja é a fruta mais procurada. Foram 9.312.517 quilos vendidos dentre as variedades de laranja baía, laranja lima, e laranja pera, com o preço médio cotado entre R$0,80 a R$2,56. O limão também apresentou grande oferta com 1.251.314 quilos, a tangerina com 675.278 quilos e a lima da pérsia com 56.179 quilos.

De acordo com a nutricionista Mayara Magalhães, além das fibras, as frutas cítricas são fundamentais para ajudar o corpo a prevenir doenças respiratórias, pois são ricas em vitamina C, que é responsável por fortalecer o sistema imunológico. “O uso constante de frutas cítricas, principalmente na época de frio, nos protege contra gripes e resfriados, portanto, é importante consumir essas frutas diariamente. A vitamina C atua na produção de colágeno, fundamental para a saúde, na elasticidade da pele e tecidos em geral”, finaliza.

A nutricionista também ressalta a importância de ingerir bastante água nos dias mais frios, onde a sede diminui e as pessoas acabam ingerindo menos água como de costume. Nos dias com o clima mais ameno a sensação de fome aumenta e a dica é procurar por alimentos ricos em fibras, que são recomendados principalmente por ajudar na sensação de saciedade. Além disso, uma boa opção para driblar a fome exagerada é o mingau de aveia, que por ter excelente quantidade de fibra solúvel, forma um gel dentro do estômago, proporcionando a sensação de saciedade e amenizando a fome por muito mais tempo. Uma excelente opção para se consumir à noite, é a sopa de legumes, acompanhada de torradas integrais, que também têm alto teor de fibras, que ocasionam uma maior saciedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!