Secretaria estadual de Agricultura realiza levantamento fitossanitário em áreas de cultivo de uva no estado.Trabalho vai identificar principais pragas e doenças da cultura da fruta e buscar status sanitário diferenciado para o produto fluminense. As maiores áreas cultivadas estão nos municípios de Cardoso Moreira, São José de Ubá e Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste.
Técnicos da defesa sanitária vegetal da secretaria estadual de Agricultura estão cadastrando produtores de uva para o levantamento fitossanitário das áreas de cultivo da fruta no Estado. Os objetivos do trabalho são identificar as principais pragas e doenças que ocorrem na viticultura fluminense e buscar a comprovação da ausência do “cancro da videira” nessas áreas.
A doença quarentenária de importância nacional e que já ocorre em algumas unidades da federação, até o momento não teve sua ocorrência registrada no Rio de Janeiro.
Segundo o coordenador de defesa sanitária vegetal, Ilso Lopes Junior, a confirmação de sua ausência permitirá ao Estado pleitear junto ao Ministério da Agricultura a condição de Área Livre da praga.
- Esse status possibilitará aos produtores o acesso a novos canais de comercialização em outros estados com produtos oriundos de local livre da doença - acrescenta.
Até o momento, 15 produtores já foram cadastrados nos municípios de Rio das Ostras, São José de Ubá, São Fidélis, Italva, Cambuci, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai e Cardoso Moreira, totalizando aproximadamente 16 ha de área plantada e perspectiva de crescimento nos próximos anos.
A viticultura vem se expandindo no território fluminense, onde encontrou condições favoráveis de clima e solo para o seu desenvolvimento. É uma cultura de alta rentabilidade por hectare e utiliza mão de obra familiar. As maiores áreas cultivadas estão nos municípios de Cardoso Moreira, São José de Ubá e Bom Jesus do Itabapoana. A principal produção é de frutas para mesa, nas variedades Niágara rosada e Niágara branca. No município de Paraíba do Sul são plantadas uvas para a produção de vinho, nas variedades syrah e cabernet sauvignon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!