domingo, 24 de janeiro de 2016

Saiba com preservar as verduras por mais tempo




Chega o verão e o corpo parece que “pede” por uma alimentação mais leve, e daí o que vem à cabeça? Salada! Pode ser de tomate, de pepino, de palmito, do que for: todas terão em comum o uso de algum tipo de folhagem como alface, espinafre, rúcula, agrião etc.

Entretanto, por mais que a fome seja grande, nem sempre dá para comer tudo que compramos na feira ou no supermercado de uma vez só, e muitas vezes acabamos por ter que jogar fora aquilo que se estragou, mesmo quando guardado na geladeira.

Para evitar que isso ocorra, trazemos algumas dicas de como conservar melhor as folhagens comumente usadas no preparo de saladas, e assim contribuir para que você tenha sempre à mão ingredientes frescos e saudáveis! Confira!

  • Retire folha por folha, elimine as impróprias para consumo por apresentarem amassados ou partes murchas ou manchadas e mergulhe as boas em uma bacia com uma solução de hipoclorito de sódio na proporção de 1 colher de sopa do produto para cada litro de água (na falta de hipoclorito de sódio, pode-se usar água sanitária). 
  • Deixe de molho por 30 minutos, jogue a água e lave as folhas uma por uma.
  • Seque as folhas com papel-toalha uma a uma, ou use um secador de saladas (parece uma centrífuga com vários furos para permitir que a água saia ao girá-lo). 
  • Escolha uma recipiente com tampa que comporte as folhas deitadas e faça uma espécie de colchão, alternando camadas de folhas de alface com folhas de papel-toalha. O segredo é começar e terminar o colchão com as folhas de papel-toalha.
  • Guarde o recipiente tampado na parte de baixo da geladeira. Com isso, você sempre terá folhas limpas e frescas para montar a sua salada, e na quantidade que for necessária, sem desperdício. 
  • Se quiser, intercale as camadas utilizando folhagens diferentes (por exemplo, uma de alface, a outra de rúcula, a seguinte de alface roxa, e assim por diante), e saboreie aquela salada colorida e saborosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!