quarta-feira, 6 de julho de 2016

Chegou a hora e a vez do abacate

Versátil na culinária, a fruta fica 13% mais barato no ano, de acordo com a Ceasa de Minas Gerais.

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Há certo tempo, ele já não é utilizado apenas em sobremesas e vitaminas. Presente em pratos doces e salgados, o abacate é também destaque no atacado da CeasaMinas, onde o preço médio do quilo ficou 13% mais baixo em junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Já a quantidade ofertada foi de 767 toneladas, valor 15,7% maior que em 2015. Além de favorável ao consumidor, a época abre oportunidades aos produtores, que têm se beneficiado principalmente da demanda de outros estados, como os do Nordeste.

Um dos fatores que influenciaram a alta da oferta em relação a 2015, e sua conseqüente queda de preço, foi o clima mais seco nas regiões produtoras em 2014, o que comprometeu o período de floração para a colheita do ano seguinte.

Já no comparativo mensal de junho em relação a maio deste ano, mesmo estando em plena safra, o volume ofertado do abacate apresentou queda de 16%. Essa redução pode ser explicada pela maior destinação da fruta para a venda direta no campo, principalmente para compradores de municípios do Nordeste, conforme explica Geraldo Majela Salgueiro, produtor de abacate de Itaverava (MG). Isso evitou o excesso de oferta no MLP.

?Se não fosse a venda direta no campo, hoje a caixa de 18 kg de abacate estaria sendo vendida a R$ 5 no atacado do MLP, o que prejudicaria o produtor?, acredita. O preço médio da caixa no atacado em junho de 2016 ficou em torno de R$ 30.

O produtor Vander Aparecido Neri, de Bonfim (MG), é outro que utiliza a venda direta no campo, além de apostar na diversificação de cultivos, como forma de garantir rentabilidade.

Ele conta que também comercializa abóbora, goiaba e maracujá doce como alternativas, frente às oscilações do mercado. ?O produtor inteligente faz isso: se não ganha com um produto, ganha com outro?.

Segundo Ricardo Martins, chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas, a destinação para outros estados, por venda direta no campo, é também opção principalmente quando há uma redução da demanda na CeasaMinas por algum produto. No mercado de frutas, por exemplo, a queda na procura é comum nos dias mais frios.

Um aliado da saúde

Geraldo Majela observa que a demanda por abacate aumentou principalmente nos últimos dois anos. Para ele, a procura está ligada à maior divulgação dos benefícios da fruta para a saúde. ?Depois que divulgaram na TV que o abacate faz bem, sacolões que compravam antes duas caixas por vez, hoje levam 15?, afirma.

De fato, o abacate é um excelente aliado da saúde, conforme ressalta Rita de Cássia Ribeiro, professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). ?Ao analisarmos a composição do abacate, observa-se uma quantidade muito boa de fibras alimentares, e uma baixa quantidade de gorduras saturadas, o que é muito positivo?, explica.

Conforme a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, a cada 100g da parte comestível do abacate há 96 kcal; 1,2g de proteínas; 8,4g de gorduras; 6g de carboidratos e 6,3g de fibras alimentares. ?Desses 8,4g de gorduras apenas 2,3g são saturadas. Como qualquer produto de origem vegetal não tem colesterol?, explica Rita.

O abacate sempre levou fama de ser uma fruta que engorda. Segundo Rita, esse mito está relacionado ao teor de gordura, que realmente é maior do que muitas outras frutas. ?Entretanto, a obesidade está relacionada a um conjunto de hábitos alimentares e de saúde inadequados, e por isso não se deve atribuir a apenas um alimento a causa do problema?.

A professora também explica que o abacate não é indigesto. Na realidade, o seu teor de gorduras torna o processo digestivo mais lento, o que pode trazer mais saciedade após o consumo.

Julho: conheça as frutas da estação e seus benefícios

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Julho começou e traz ótimas opções de consumo de frutas para a época. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo listou as melhores frutas para esse mês.

Além de apresentar os melhores produtos em grande oferta e com ótimos preços para ajudar o consumidor nas compras, trouxemos também as vantagens de cada alimento. O que não faltam são motivos para consumir frutas, saborosas para o consumo natural, em saladas ou sobremesas, elas ainda são excelentes para a saúde!

O Abacate Fortuna é uma fruta rica em fibras, que ajudam no trato intestinal, vitamina C e vitamina B9, e também em carotenoides, antioxidantes eficazes contra doenças cardiovasculares e câncer. 

Rica em potássio, fibras e nas vitaminas C e do complexo B, a Atemóia é um resultado do cruzamento da fruta do conde com a cherimoia. Muito saborosa, essa fruta deve ser consumida com moderação por pessoas com diabetes já que possui um alto teor de açúcar natural, mas é benéfica para regular a pressão e o intestino.

Carambola é uma fruta que proporciona inúmeros benefícios para a saúde: rica em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, a fruta tipicamente tropical atua para uma boa digestão, contra o envelhecimento da pele, possui propriedades anti-inflamatórias e alto teor de água que hidrata a pele. Pessoas com diabetes ou que busquem emagrecer podem consumir a fruta sem medo graças ao seu baixo teor de açúcar. 

Típica da Floresta Amazônica, o Cupuaçu é considerado uma farmácia para os povos indígenas. Fonte das vitaminas A, C e do complexo B, a fruta também concede muita energia sendo ótima para atletas e ajuda a reduzir o colesterol ruim e manter o colesterol bom. 

Kiwi Nacional é uma fruta com grande quantidade de vitamina C e antioxidante o que a torna um ótimo reforço imunológico natural. Ela também possui ferro e ácido fólico que ajudam a combater a anemia. 

Como todas as laranjas, a Laranja Baia e a Laranja Lima são ricas em vitamina C e seu consumo é benéfico, pois fortalece o sistema imunológico e auxilia contra o envelhecimento já que produz colágeno. A fruta também contém fibras que ajudam para o bom funcionamento do intestino e reduzem o colesterol alto. O ideal é consumir uma unidade do tipo por dia ou 150 ml do seu suco – com a desvantagem de perder as fibras da fruta fresca. A tipo lima é mais doce e indicada para crianças pequenas.

Rico em radicais livres que combate o câncer, eficaz contra a pressão arterial elevada, fonte das vitaminas A e C, que auxiliam para uma boa visão, o Maracujá Doce ainda possui propriedades relaxantes que induzem ao sono. Muito saborosa, essa fruta pode ser bem aproveitada em sucos e sobremesas.

A Mexerica possui apenas 38 calorias e é excelente para quem busca emagrecer, além disso, a fruta é rica em vitamina C. Os floquinhos brancos entre os gominhos não devem ser desperdiçados, pois ali que estão as fibras excelentes para o bom funcionamento do intestino. 

O Morango também é uma fruta de baixas calorias e rica nas vitaminas A, C, E e do complexo B, além de conter cálcio, ferro, potássio e magnésio, minerais que ajudam no combate a anemia e fortalecem os ossos. 

De casca doce e polpa azeda, a Quincam tem origem na China, é rica em óleos essenciais que contribuem para aliviar a azia e impedir o desenvolvimento de células cancerígenas. Essas propriedades também auxiliam na cura da dor de garganta. 

A Tangerina Poncam, assim como a mexerica e a laranja, é rica em vitamina C e fibras que vão cuidar do sistema imunológico e do sistema digestivo, por isso até seu bagaço deve ser aproveitado. Ela também se mostra eficaz para reduzir o risco de Alzheimer.

O tempo seco e frio desse mês não devem impedir o consumo desses alimentos, afinal é o momento de se hidratar e fortalecer o sistema imunológico para evitar doenças.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Julho tem boas dicas de consumo de frutas e hortaliças

A informação é da Ceasa Minas Gerais para que você tenha mais economia.

O mês de julho vai começar com muitas frutas e hortaliças com preços baixos para o consumidor e bons volumes ofertados. Uma boa dica de consumo para o período é o Abacaxi. Ao comprá-lo o consumidor deve observar se a coroa está bem compacta e pequena em relação ao corpo da fruta.

                          Abacaxi flambado no Rum com sorvete de hortelã.
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Outra fruta que está barata para o consumidor é a laranja. Ela é rica em vitamina C e pode ajudar na prevenção a resfriados, comuns nessa época do ano. A laranja pode ser conservada sobre refrigeração por até 7 dias.

Durante o inverno, o caldinho de mandioca é um dos pratos preferidos do brasileiro. Apesar da alta procura, o produto segue como dica de consumo. Ele tem alto valor energético e, além de caldos, pode ser usado para produção de tapioca, farinha e polvilho.

Outra boa sugestão de consumo é a abóbora jacarezinho, muito usada em sopas. A abóbora é rica em vitamina A, cujo principal benefício é manter o bom funcionamento da visão. Para ver estas e outras dicas de consumo para o mês de julho, clique aqui.

Vagem macarrão, vilã maliciosa



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Em alguns mercados brasileiros ela chega a custar quase R$ 30 o quilo. Assustador para o consumidor antes acostumado a comer esse legume, bem cozidinho e temperado. De acordo com o Índice Ceagesp relativo ao mês de maio, a vagem teve um aumento de preço da ordem de 116,9%. Outro que seguiu de perto foi o quiabo, com alta de 101,2%.  Tanto a vagem como o quiabo, durante um século, mais ou menos, sempre foram comida de pobre. E agora?

Antes de entrarmos direto no assunto, vejamos alguns preços encontrados no Rio de Janeiro, no atacado. Na Ceasa Grande Rio, situada no bairro carioca do Irajá, nós verificamos que a caixa de 10 quilos do alho chinês estava custando R$ 210; a saca de 50 Kg da batata inglesa (R$ 145); a saca de 20 Kg da cebola nacional de Santa Catarina (R$ 35) - o mesmo preço para a cebola importada da Argentina; a caixa de 15 quilos da vagem manteiga (R$ 80) e a da vagem macarrão (R$ 100).

Comparação

A equipe do CeasaCompras foi atrás para tentar achar outros preços vilões dos alimentos, e preparamos uma relação deles encontrados nas Ceasas RJ, SP, MG e ES.  Veja detalhes por quilo:

Ceasa Rio de Janeiro:

Alho chinês - R$ 20,50
Couve-flor - R$ 10
Mandioquinha - R$ 6,39
Morango - R$ 8,34
Vagem - R$ 5,34

Ceagesp:

Abacaxi - R$ 5,01
Abobrinha - R$ 6,62
Alho chinês - R$ 25,33
Maçã nacional - R$ 6,06
Mandioquinha - R$ 6,23
Morango - R$ 15,41
Vagem - R$ 13,73

Ceasa Minas Gerais:

Alho chinês - R$ 17 ( um dos menores valores por quilo já comparado às 21 ceasas brasileiras pesquisadas. No Acre esse preço cai ainda para R$ 16,60));
Couve-flor - R$ 5,88
Maçã nacional - R$ 5
Pera importada - R$ 5,50
Morango - R$ 6,67
Vagem - R$ 5

Ceasa Espírito Santo

Alho chinês - R$ 18,83
Maçã nacional - R$ 5,6
Mandioquinha - R$ 5,75
Morango - R$ 11,67
Pera importada - R$ 6,14
Vagem - R$ 5

Preço do alho: o vilão trapaceiro

Por Jorge Lopes

Enquanto o feijão preto, por exemplo, leva a culpa de ser o vilão do bolso dos consumidores, a quadrilha do alho passa sem ser percebida, inflacionando a cozinha de todos nós.

             

Durante duas semanas os consumidores tomara susto em relação ao preço do feijão. Aqui, na Região Sudeste, aproveitando-se da situação, comerciantes taxaram o quilo do feijão preto a mais de R$ 10. A confusão era em relação ao chamado feijão carioca, cuja a saca de 60 Kg, no campo, estava custando entre R$ 480 e R$ 540.  Ele sempre foi mais caro, sendo vendidos em pacotes de meio quilo apenas.  Mas a imprensa aproveitou para fazer o seu oba-oba incompetente, dando margem a ação de espertalhões. É bom lembrar que o fardo de 30 kg do feijão preto está custando ainda R$ 119, como constatamos ontem na Ceasa do Rio de Janeiro. 

Esse jogo a respeito dos preços dos alimentos, que é baseado apenas no que cobram os supermercados e outros varejistas - por isso a inflação, por isso os absurdos - nos chamaram atenção e fomos ver diretamente nas principais Ceasas do país quem realmente são os produtos vilões dos preços altos.  O grande vilão continua sendo o alho chinês, que tem um lobby brasileiro que esbarra na criminalidade e inibe a plantação nacional.

Na Ceasa fluminense a caixa de 10 kg do produto chinês, branco, está custando R$ 210 ( suba ou desça o dólar que ele permaneceu subindo e não sabemos onde vai parar).  Não precisa ser bom em matemática para ficarmos sabendo que o preço do quilo no atacado está custando a bagatela de R$ 21. Imagina agora quanto estão cobrando perto de sua casa? No mínimo perto de R$ 30 o quilo. 

A caixa do alho nacional está custando R$ 5 mais barato: a R$ 205. Qual o motivo? Aí vem uma série de desculpas esfarrapadas.

Nas ceasas

A respeito do preço do alho, fomos direto nas fontes: as centrais de abastecimento da Região Sudeste (RJ, SP, MG e ES).  Na Ceasa do Rio constamos que estava custando R$ 21, o quilo, conforme verificamos nas planilhas distribuídas pela diretoria técnica do mercado; na Ceagesp, maio central da América Latina, o preço  por quilo estava a  R$ 25,33; na Ceasa Minas Gerais, R$ 17; e na Ceasa Espírito Santo, R$ 18,83. O preço mais baixo, portanto, ficou com a da Ceasa mineira.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Brasil se prepara para exportar melão e outras frutas para o Japão

Ministério da Agricultura deverá entregar plano de trabalho ao governo japonês até novembro. O melão, por exemplo, foi a fruta mais exportada no ano passado.

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O Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas (MAFF) do Japão atualizou a norma que possibilitará ao Brasil exportar melão, caqui, frutas cítricas e novas variedades de manga para aquele país. O adido agrícola no Japão, Marcelo Mota, recebeu carta das autoridades fitossanitárias nipônicas informando sobre a necessidade de se apresentar o plano de trabalho sobre os procedimentos oficiais e de responsabilidade dos exportadores. O documento deve ter informações sobre o controle de pragas, incluindo a gestão de risco para algumas espécies de mosca-das-frutas.

Segundo a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o plano de trabalho deverá ser enviado ao Japão o mais breve possível para que em novembro – quando a norma entra em vigor – as garantias fitossanitárias estejam acordadas e os produtores brasileiros possam exportar as frutas.

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa está coordenando as ações do plano de trabalho. “A aceitação das frutas brasileiras no Japão mostra a solidez do nosso sistema sanidade e certificação”, diz o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel.
O secretário substituto da SRI, Odilson Silva, comenta que o mercado japonês busca produtos de ótima qualidade e é altamente rentável para quem vende para lá. No ano passado, o Japão importou 25 mil toneladas de melão, o que equivale a cerca de US$ 27 milhões.
Em 2015, o melão foi a fruta brasileira mais exportada em volume (223 mil toneladas) e a segunda em valores (US$ 154,2 milhões). O produto foi vendido a vários países, como Reino Unido, Espanha, Itália, Irlanda, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Dinamarca, Chile, Rússia, França, Bélgica e Alemanha.

Conhece uma fruta chamada Atemoia?

Com preço 15,5% menor na Ceasa Minas Gerais, época é ideal para saborear a exótica atemoia.


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De polpa branca, macia e doce, ela ainda é considerada uma fruta exótica para muitos consumidores. Mas a atemoia, originária do cruzamento da fruta-do-conde com a cherimoia, vem nos últimos anos ganhando espaço no mercado. E aqueles que a consideram cara devem aproveitar a época atual, já que o preço médio da fruta caiu 15,5%, de 1 a 20 de junho em relação ao mesmo período de maio. Em relação ao mesmo período de junho de 2015, a fruta está com preço 6,4% menor.

O preço médio da atemoia no atacado, de 1 a 20 do mês atual, ficou em R$ 4,96/kg no atacado, frente a R$ 5,87/kg do mesmo período de maio, e R$ 5,30/kg em junho de 2015.

Já a oferta de atemoia no entreposto de Contagem vem crescendo anualmente. Entre 2012 e 2015, o volume ofertado foi 18,2% maior, fechando no ano passado em cerca de 140 toneladas.

Além da boa oferta, o aumento da participação dos municípios mineiros na oferta da fruta na CeasaMinas contribuiu para redução dos preços no atacado. Em junho de 2015, Minas Gerais foi responsável por 78,2% do total ofertado. Já em 2016, esse número saltou para 83,7%.

Reginaldo Ribeiro, gerente da empresa Morangos Pereira, no entreposto de Contagem, destaca que a época atual é a melhor do ano para adquirir a fruta, que, além do preço mais baixo, apresenta melhor qualidade. ?Se na safra, de abril a agosto, o preço gira em torno de R$ 15 no atacado, na entressafra chegamos a vender até por R$ 50". A Morangos Pereira tem entre seus principais clientes grandes redes de supermercados.

Ribeiro aponta que a queda do preço também pode ser explicada pela procura menor em 2016, principalmente a partir do último mês de março. Segundo ele, a procura menor por frutas consideradas ainda exóticas foi de até de 60%. "Com a redução da renda média, o consumidor prioriza aquelas frutas mais comuns, pois ele não vai deixar de comprar um abacaxi, laranja ou banana, por exemplo, para levar atemoia", ressalta.

Até março, o comércio de atemoia na loja girava em torno de 200 caixas (de 3 kg cada) por dia, caindo para atualmente para 120 caixas. ?Curiosamente, tivemos o melhor dezembro da história em 2015 em vendas de produtos em geral", compara.

Desafio é popularizar a fruta

"Fui uma das primeiras pessoas a introduzirem a atemoia no Mercado Livre do Produtor, há cerca de 5 anos", conta Riselma Ribeiro, que vende a fruta produzida pelo irmão, em Jaíba, no norte de Minas Gerais.

Ela explica que, no início, começou trazendo 100 caixas por semana e oferecia uma amostra para os compradores degustarem. ?O varejista comprava 3 caixas e ganhava 1 para degustação. Foi uma forma de incentivar as pessoas a conhecerem a fruta, porque no início era raro encontrar, e ainda assim era caríssima?, afirma.

"Em 2014, cheguei a trazer 1.200 caixas por semana. Neste ano de 2015, com o mercado mais devagar, estamos trazendo em torno de 500 caixas por semana?.

Diferencial de MG

Segundo o produtor José Jorge Silva, a chamada polinização induzida permite ofertar a fruta durante o ano inteiro e não somente na época de safra. Para ele, esse é o diferencial da região Norte de Minas Gerais em relação ao São Paulo. "As regiões produtoras de São Paulo ofertam a fruta até agosto. Depois disso, com menor oferta no mercado, os compradores passam a demandar mais a fruta mineira, o que valoriza o produto vendido diretamente no campo".