segunda-feira, 4 de junho de 2018

Água de coco pode ser conservada?

             Resultado de imagem para Água de coco pode ser conservada?

Em contato com o ar, a água pode ficar rosada. Se você tem uma produção e pretende engarrafar o produto, veja orientações de um engenheiro de alimentos. Isto serve também para aqueles que compram a água em embalagens tetra pack.

O pesquisador Fernando Abreu, engenheiro de alimentos, estuda há anos a conservação da água de coco. Ele diz que a fruta em seu processo de maturação vai produzindo componentes que quando estão dentro do fruto não sofrem oxidação, porque não entra oxigênio. “A partir do momento que eu abro o coco, eu começo a incorporar oxigênio, então começa todo o problema”, explica Abreu.

É fácil de perceber isso já quando se abre um coco. A parte branca da casca logo vai ficando manchada e vai escurecendo, igual a casca de uma banana, maça, por exemplo.

Com a água de coco acontece a mesma a coisa, quando ela entra em contato com o ar começa todo o processo de oxidação. Às vezes ela pode ficar amarronzada, mas o comum é ficar rosada.

Ao contrário do que pode parecer, a água rosada não fica imprópria para o consumo “Ela fica com o mesmo sabor, só a cor que muda e existem empresas no mundo que um dos critérios dela é que a água de coco rosada é melhor porque não tem nenhum aditivo, nenhum conservante”, afirma.

Para evitar isso a primeira dica é não oxigenar a água. Não deixe a água de coco formar cascata, cair formando bolhas. O recomendado é deixar o líquido escoar suavemente pelas bordas da vasilhas e filtrar.

Além destes cuidados, Fernando Abreu recomenda também um aditivo antioxidante natural. “O ácido ascórbico, que é vitamina C, apresentado em uma forma granulada, semelhante a um açúcar. Isso é vendido no mercado convencional de aditivos para alimentos, sorvetes e sucos de frutas. Para cada 10 litros, dissolve 1,5 a 2 gramas de vitamina C. É altamente solúvel”, orienta.

Fonte Globo Rural


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!