terça-feira, 21 de julho de 2015
Em Minas, tomate deixou de ser o vilão dos preços
Considerado, no ano passado e no início de 2015, como sendo o inimigo dos preços, influindo inclusive nas pesquisas sobre cestas básicas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o tomate parece que "se regenerou" e deixou de ser o vilão mais perseguido pela opinião pública, passando, agora, à condição de "herói", se podemos dizer assim. Isso é o que mostram os dados que constam no documento Informações Conjunturais da CeasaMinas. Em junho passado, o preço do tomate, no atacado, naquela central de abastecimento, sofreu uma queda de 41,26%, se comparado a maio. O quilo do tomate estava a R$ 2,62%, caindo no mês seguinte para R$ 1,54 ( em junho de 2014, o quilo no atacado, custava R$ 1,24). No comparativo de um ano, em igual período, os preços haviam subido 24,15%.
Veja o reajuste na lista de preços médios que separamos:
Tomate longa vida: 24,15% (2014-2015); - 41,22% (maio-junho);
Ábobora moranga: 92,86% (2014-2015); - 5,26% (maio-junho);
Chuchu: 31,71% (2014-2015); - 1,82% (maio-junho);
Pimentão: 6,28% (2014-2015); - 15,06% (maio-junho);
Abóbrinha italiana: 4,84% (2014-2015); - 30,11% (maio-junho);
Jiló: - 3,88% (2014-2015); 2,06% (maio-junho);
Quiabo: 31,74% (2014-2015); - 15,38% (maio-junho);
Pepino: 46,58% (2014-2015); - 15,38% (maio-junho);
Milho verde: 52,94% (2014-2015); 52,94% (maio-junho);
Beringela: 59,02% (2014-2015); 0% (maio-junho).
Análise conjuntural
As cotações médias do Tomate Longa Vida convergiram para média histórica. Em verdade, o produto iniciou o período de safra mais intensa e sua oferta (8.987 ton.) aumentou 6% relativamente a junho de 2014 e15% ante maio do corrente ano. Em movimento tradicional, com exceção de Campo das Vertentes e do estado do Espírito Santo, todas as principais mesorregiões produtoras aumentaram a remessa do produto para comércio no entreposto (Metropolitana de
BH, Oeste de Minas e Vale do Rio Doce.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!