sexta-feira, 1 de maio de 2015

Governo incentiva produtores de pescado do Médio Paraíba fluminense


                         


Município de Barra do Piraí vem se destacando na produção de tilápia, alevinos e agora querem couro de peixe para roupas e outros objetos.

Com recursos hídricos abundantes e temperatura média da água ideal para o cultivo de peixes, o município de Barra do Piraí possui forte potencial aquícola. A constatação foi feita pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Luis Anchite, e pelo presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj, vinculada à secretaria), Essiomar Gomes, em visita a propriedades rurais da cidade. Trata-se de mais uma frente de interação com o setor e de conhecimento da estrutura da Fundação - que mantém na região o Escritório Regional Médio Paraíba, com sede em Piraí e atendendo outros 10 municípios. Na ocasião, foram articuladas junto aos produtores ações de fomento à atividade, como a realização de cursos, oficinas e palestras para qualificação de mão de obra e criação de uma cadeia de fornecedores locais.

Formada ainda pelo biólogo marinho Augusto Pereira, diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, e pelo secretário de Agricultura de Barra, Henrique Maracajá, a comitiva visitou na última semana duas propriedades, incluindo a de produção de tilápias dos sócios Márcio Carielo, de 29 anos, Márcio Alonso, de 54, e Joe Sousa, 67.

Localizada no distrito de Ipiabas, a Fazenda Onça Parda possui 7,5 hectares, sendo 4 ha de água, e produz sete toneladas do peixe vivo por mês. A produção em tanques-redes começou há dois anos e está em plena expansão. Segundo Carielo, a expectativa é produzir a partir de outubro alevinos (filhotes) da espécie. O empreendimento possui uma unidade de beneficiamento e comercialização de pescado já com o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Curso - Entre as principais necessidades do setor destacadas pelos produtores está a qualificação de mão de obra local. Para tanto, está sendo articulada já para o próximo mês a realização de um curso de Boas Práticas em Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado, em parceria com o município e o empreendimento aquícola.


- A Fiperj nos auxiliou na instalação do empreendimento e contamos com a consultoria do médico-veterinário Marciel Guelere, que é ex-funcionário da Fundação. Também estamos pensando em recorrer a um financiamento para expandir nosso negócio, e a instituição vai ajudar na elaboração de uma proposta de acesso a linhas de crédito, nos orientando ainda na questão da legalização - disse o produtor Márcio Carielo.

Outras ações - O grupo discutiu também a criação de uma cadeia de fornecedores locais (formada por pequenos, médios e grandes produtores), contribuindo para a expansão das atividades na região e a ampliação da unidade de beneficiamento, visando a produção de carne mecanicamente separada (CMS) para fabricação de bolinhos e hambúrgueres de peixe, entre outros produtos. Outro objetivo é o reaproveitamento do couro da tilápia para a fabricação de roupas e artesanatos, capacitando e gerando renda para mulheres da região, e fomentando ainda o turismo local, uma vez que Ipiabas fica a caminho de Conservatória, a conhecida Terra da Seresta.

- Nossa meta é buscar e fortalecer parcerias com a iniciativa privada, com os ministérios e as prefeituras para darmos continuidade a projetos existentes e pensarmos junto ao setor novas ações de fomento à pesca e à aquicultura, impulsionando o desenvolvimento regional. Não há como não pensar no investidor do interior porque é ele a principal alavanca do crescimento do nosso estado - disse o secretário de Estado José Luis Anchite, deputado e ex-prefeito de Barra do Piraí. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!