quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Agosto tem uma cesta farta de alimentos sazonais

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Este mês é farto de produtos de todos os tipos, como frutas, legumes, verduras e pescados que estão em sua época. Eles são mais nutritivos e podem sair mais em conta para sua economia. Veja a relação:

FRUTAS

Banana nanica, Caju, Carambola, Kiwi, Laranja-pêra,  Laranja Lima, Maçã, Mamão, Mexerica,  Morango e Tangerina.

LEGUMES

Abóbora, Abobrinha, Cará, Cenoura, Ervilha, Fava, Inhame, Mandioca/Aipim, Mandioquinha, Nabo, Pimentão, Rabanete.

VERDURAS

Agrião, Alho-Poró, Brócolis, Chicória, Coentro, Couve comum, Couve-flor, Erva-doce/Funcho, Escarola, Espinafre, Mostarda, Rúcula.

PESCADOS

Atum, Cação, Cara, Cherne, Chiova, Chora-chora, Conglio, Corvina, Dourada, Espada, Garoupa, Lambari, Mexilhão, Namorado, Ostra, Piranha, Porco, Sardinha, Tilápia,  Traíra, Trilha e Tucunaré.

Walmart vai passar a se chamar BIG no Brasil

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Rede que foi vendida para o grupo de investimentos Advent prevê investimentos de R$ 1,2 bilhão no país nos próximos 18 meses para modernização e ampliação.

A rede de varejo Walmart Brasil decidiu mudar sua marca no país para Grupo Big, cerca de um ano após 80% de suas operações terem sido adquiridas pela empresa de investimentos Advent. Atualmente, são 57 unidades da marca Walmart no país.

A companhia prevê investimentos de R$ 1,2 bilhão no Brasil nos próximos 18 meses para modernização e ampliação de suas lojas, que terão maior foco nos formatos de atacarejo, explorados por rivais como GPA e Carrefour Brasil, e clube de compras.

O agora Grupo Big opera atualmente com cerca de 550 lojas e 50 mil funcionários em 18 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. A companhia afirma ser o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil.

"As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço", afirmou a companhia em comunicado à imprensa. "Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados", afirmou a empresa.

A bandeira Sam’s Club terá, em um período de um ano, dez novas lojas, segundo a companhia. A primeira será inaugurada no início deste semestre e, até o final do ano, mais três unidades serão abertas, afirmou a empresa. "Esse movimento faz parte do projeto de conversão de hipermercados em Maxxi Atacado e Sam’s Club", informou o grupo.

    Marca Walmart sai do mercado e novo grupo enxuga operação

Ceasa paulista tem 33 alimentos com preços baixos

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Semanalmente, a CEAGESP (Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo) prepara uma lista com produtos com os preços no atacado em baixa, estáveis ou em alta, para você se alimentar bem e economizar mais. Confira a lista dos produtos:

PRODUTOS COM PREÇOS EM BAIXA
Tangerina murcot, pinha, limão taiti, manga palmer, laranja pera, goiaba vermelha, goiaba branca, coco verde, pepino comum, beterraba, pimentão verde, batata doce rosada, abóbora moranga, abobrinha italiana, mandioca, salsa, repolho verde, cebolinha, couve manteiga, alface lisa, alface crespa, alface americana agrião, brócolis ninja, espinafre, coentro, rabanete, acelga, nabo, manjericão, coco seco, alho chinês e canjica.
 
PRODUTOS COM PREÇOS ESTÁVEIS
Banana prata, laranja lima, banana nanica, maracujá azedo, melão amarelo, abacate margarida, manga tommy, melancia, tangerina poncam, mexerica rio, pera importada, maracujá doce, figo roxo, carambola, uva itália, abobrinha brasileira, berinjela, chuchu, abóbora seca, abóbora japonesa, cará, abóbora paulista, cenoura com folha, beterraba com folha e alho nacional.

PRODUTOS COM PREÇOS EM ALTA
Uva niágara, manga hadem, mamão papaya, mamão formosa, morango, abacate quintal, caju, maçã fuji, maçã importada, pimentão vermelho e amarelo, tomate, mandioquinha, pepino caipira, pepino japonês, cenoura, vagem macarrão, quiabo, repolho roxo, brócolis comum, salsão, alho argentino, batata asterix e cebola nacional.

Índice Ceagesp recua 0,96% em julho

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O índice de preços da Ceagesp encerrou o mês de julho com queda de 0,96%. Indicador acumula alta de 1,17% no ano e 14,5% nos últimos 12 meses.  O setor de verduras caiu acentuadamente em razão da demanda retraída e influenciou os resultados do indicador. Caso não ocorram geadas intensas nas regiões produtoras, os preços praticados deverão seguir em queda nos próximos meses. 

Em julho, o setor de frutas subiu 3,16%. As principais altas foram nos preços do mamão papaya (92%), do mamão formosa (44,2%), do limão taiti (26,3%), do figo (22%) e da ameixa estrangeira (21,8%). As principais quedas ocorreram com o coco verde (-16,3%), o melão amarelo (-13%) a laranja pera (-9,3%), a melancia (-6,) e a banana prata SP (-6,3%).      

O setor de legumes registrou queda de 3,70%. As principais reduções ocorreram com a cenoura (-14%), com o pimentão verde (-13,6%), com o tomate (-12,9%), com a berinjela japonesa (-10,8%) e com a beterraba (-9,6%). As principais altas foram registradas na abobrinha italiana (14,6%), no pimentão amarelo (12,9%), na vagem macarrão (10,8%), na abobrinha brasileira (10,3%) e no quiabo (9,1%). 
    
O setor de verduras caiu 23,96%. As principais quedas foram do coentro (-64,5%), da couve (-42,4%), da couve-flor (-39,5%), da rúcula (-37,9%), do rabanete (-34%) e da alface crespa (-32,2%). Não houve elevações significativas no setor.  

O setor de diversos subiu 0,76%. As principais altas ficaram por conta da cebola nacional (36,5%), amendoim (20%), coco seco (7%) e batata lavada (3,7%). As principais quedas foram da batata Asterix (-20,8%), do alho nacional (-8,3%), dos ovos brancos (-5,2%) e vermelhos (5%) e do alho chinês (-4%).   

O setor de pescados caiu 0,37%. As principais quedas foram da anchova (-40,1%), da tainha (-22,3%), da abrótea (-13,9%), do curimbatá (-8,9%) e da cavalinha (-6,9%). As principais altas foram do atum (18,6%), da cavalinha (10%), da lula (9,3%) e do robalo (8,5%).     

No período de janeiro a julho de 2019 foram comercializadas no entreposto de São Paulo cerca de 1.839.443 toneladas ante 1.794.420 negociadas no mesmo período de 2018. Elevação de 2,51% ou 45.023 toneladas. 

Duas ocorrências em 2018 contribuíram com o crescimento em relação a 2019, quais sejam: Greve dos caminhoneiros e dos funcionários da CEAGESP, quando não houve recolhimento das Notas fiscais de entradas.

A tendência para os meses de agosto e setembro é de manutenção da quantidade ofertada nos mesmos patamares e redução dos preços praticados em razão da demanda retraída neste período.

Índice CEAGESP

Primeiro balizador de preços de alimentos frescos no mercado, o Índice CEAGESP é um indicador de variação de preços no atacado de Frutas, Legumes, Verduras, Pescado e Diversos. Divulgados mensalmente, os 150 itens da cesta foram escolhidos pela importância dentro de cada setor e ponderados de acordo com a sua representatividade. O Índice foi lançado em 2009 pela CEAGESP, que é referência nacional em abastecimento.

Chineses e franceses estão de olho no potencial agrícola brasileiro

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O alerta foi dado pelo presidente da Brastece e da Acegri (Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio), Waldir de Lemos durante encontro dos dirigentes das ceasas realizado em Minas Gerais.

A CeasaMinas sediou nos dias 1 e 2 agosto mais uma edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). Na abertura do evento, ocorrida na quinta-feira, o presidente da CeasaMinas, Guilherme Brant, declarou que o encontro representa uma oportunidade de diálogo e de aprendizado entre dirigentes de Ceasas, técnicos, produtores rurais, comerciantes e demais lideranças ligadas ao abastecimento. A reunião é realizada em parceria com a Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes e Entrepostos de Abastecimento (Brastece).

“Gostaria de pedir licença ao presidente da República e à ministra da Agricultura para declarar Contagem a cidade nacional do abastecimento nesses dois dias”, destacou o presidente.

Em seu discurso, o vice-presidente da Abracen, Johnni Hunter Nogueira, lembrou que as Ceasas enfrentam muitos problemas similares, o que torna o encontro um meio para se buscar soluções conjuntas para os mercados.

De olho

Já o presidente da Brastece, Waldir Lemos, pontuou que a relação entre os dirigentes das Ceasas e os comerciantes tem sido aprimorada ao longo dos anos. “Hoje em dia, os presidentes das Ceasas não nos veem mais como inimigos, mas como parceiros”, disse. Ele considerou ainda a necessidade de o país estar atento a seu potencial no abastecimento agroalimentar. “Os chineses e os franceses estão de olho nesse potencial”, ressaltou.

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG), Ana Maria Soares Valentini, elogiou a parceria que o governo mineiro tem mantido com a CeasaMinas. “Costumamos dizer que produzir é facil e vender é que difícil”, afirmou a secretária, ao destacar o papel da central de abastecimento como canal de comercialização dos produtores. Os Mercados Livres do Produtor (MLPs) são unidades gerenciadas pela CeasaMinas em Minas Gerais, a partir de um convênio com o governo estadual.

O deputado federal Newton Cardoso Júnior (MDB/MG) anunciou, durante o evento, o trabalho que vem sendo feito no Legislativo para manter os benefícios da Lei Kandir (Lei Complementar nº 87/1996) para a agricultura. A Lei Kandir prevê a isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as exportações de produtos primários, como itens agrícolas, semielaborados ou serviços. Segundo ele, a retirada desse benefícios poderia reduzir a participação da agricultura no Produto Interno Bruto (PIB).

Transformação que gera resultados

Tarsia Gonzalez, psicóloga e presidente do Conselho de Administração da Transpes, foi a primeira palestrante da manhã, no dia 1. Em sua apresentação, intitulada “Transformação que gera resultados”, ela explicou os requisitos necessários ao bom líder. “Para ser líder, deve-se acreditar em si mesmo, ser dono de suas emoções e autor de sua própria história”.

Segundo Tarsia, é necessário compartilhar os ensinamentos sem medo e criar sucessores que sejam parceiros, entendendo que a liderança não é um caminho solitário.

A advogada e coach Andreia Oliveira citou o filósofo Sócrates para lembrar que todos precisam fazer uma avaliação da sua própria vida de modo a enxergar situações óbvias mas que ainda não percebemos. Como, por exemplo o fim próximo de um casamento ou o definhamento da empresa em que trabalham.

O CEO do grupo Super Nosso, Euler Fuad, também foi um dos palestrantes. Ele destacou o papel fundamental que a CeasaMinas teve em seu crescimento profissional. Após a morte do pai, Euler, sua mãe e seu irmão viraram sócios na empresa da família. Percebendo que a empresa iria falir, Euler abriu uma loja na CeasaMinas nos anos 90.

De fato, a empresa que ele tinha com a mãe e com irmão faliu ao mesmo tempo em que a loja na CeasaMinas crescia. Euler comprou a empresa quebrada e pagou as dívidas. “A pujança da Ceasa ajudou a me movimentar, criar um fluxo de caixa para honrar os compromissos feitos pelo meu irmão”, destacou Euler expressando sua gratidão pela CeasaMinas. Hoje, o grupo Super Nosso conta com 51 lojas, sendo 34 supermercados e 17 atacarejos.

Automatização nas ceasas

“Inserção Digital na Ceasa com Y-Bot” foi o título da apresentação de Marcelo Gomes, sócio-proprietário Yes Tecnologies, que aconteceu no segundo dia do encontro. Ele apresentou um modelo de automatização de atendimento possível de ser implantado em centrais de abastecimento. Por meio desse sistema, um robô auxilia o usuário na busca por diferentes tipos de informação relacionadas à empresa.

Preço da cesta básica apresenta queda na Ceasa/RJ

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Mandioca/aipim está a R$ 0,18 o quilo no atacado, com tendência de baixa nesta semana. E alaranja pêr continua abaixo de R$ 1.

A cesta básica está mais barata nesta semana, na CEASA-RJ, em comparação com a semana passada, é o que informa a Divisão Técnica da Central de Abastecimento.

Hoje, o gasto médio com produtos hortifrutigranjeiros, para uma família de três pessoas, é de R$ 33,73. Uma queda de 10% se comparado ao mesmo período na semana anterior, quando o gasto médio era de R$ 37,52.

A redução deu-se devido à baixa nos preços da mandioca, tomate, e laranja pera, que estão custando respectivamente R$ 0,18; R$ 1,07 e R$ 0,97 o Kg.

A cebola teve um aumento de 7% e hoje sai por 1,89 o Kg.

O gasto médio com produtos hortifrutigranjeiros, para uma família de três pessoas, teve uma redução de 2% na quarta semana de julho, de acordo com a Divisão Técnica da Ceasa/RJ. No início do mês deagosto, a cesta básica era encontrada por R$ 37,52, na semana anterior custava R$ 38,10.

Os principais produtos que apresentaram baixa no preço foram: batata inglesa (R$ 2,04), cenoura (R$ 0,55), mandioca (R$ 0,19) e cebola (R$ 1,77). O tomate e a laranja tiveram um aumento no preço, custando respectivamnete R$ 2,44 e R$ 0,99.

Os demais, mantiveram-se estáveis.

“Devido à alta nos preços do tomate e da laranja pera, para esta semana, uma alternativa de substituição mais barata dentro do mesmo grupo do tomate seria o pepino (R$ 0,84) e o chuchu (R$ 0,57). Já para o grupo da laranja pera, o sugerido é a tangerina pokan (R$ 0,72)", indicou a Engenheira Agrônoma da CEASA-RJ, Rozana Moreira.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Frutas e hortaliças ficaram mais baratos em junho

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As frutas de maior consumo na mesa dos brasileiros como banana, laranja, melancia e maçã apresentaram queda nos preços no mês de junho, nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. A análise é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no 7º Boletim Prohort, divulgado nesta terça-feira (16). O tempo frio e a chegada das férias reduzem a demanda por estas frutas, o que contribui com a queda nos preços.

No caso da laranja, pelo segundo mês consecutivo, houve queda de preços de dois dígitos em todas as Ceasas. Os destaques ocorreram nas Ceasas de Vitória (20,71%) e de Fortaleza (17,71%). A colheita de diversas variantes da fruta está aquecida, com o início de supersafra no cinturão citrícola. Além disso, a demanda pela fruta no varejo permaneceu limitada devido ao clima ameno e à concorrência com outras frutas, como a mexerica poncã.

A melancia foi outra fruta com destaque de queda de preços. A entrada da safra de Uruana/GO, que responde por quase dois terços da oferta nacional, aliada à retração do consumo, impactaram nesta redução das cotações. Na Ceasa de Goiânia a fruta foi comercializada a R$ 1,18/kg.

Hortaliças

Já para as hortaliças, a cenoura foi o produto que sofreu maior queda em suas cotações em quase todos os mercados analisados. No entanto, o Boletim destaca que os preços desse tubérculo estão em patamares elevados, ultrapassando mesmo a marca de 100% de aumento em relação a junho do ano passado, nos entrepostos de Goiânia, Brasília e Recife.

No primeiro semestre deste ano, a oferta de batata esteve bem inferior ao mesmo período de 2018. Enquanto até junho foram comercializadas nas Ceasas cerca de 462 mil toneladas, em 2018, no mesmo período, esta movimentação foi de 510 mil toneladas ou seja, redução de 48 mil toneladas. Este cenário influenciou nos atuais níveis de preços. Na Ceasa Recife, por exemplo, o produto saiu por R$ 3,52/kg (20,37% de aumento) e na Ceasa Curitiba, R$ 3,33/kg (18,85% a mais).