terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Peixes de dezembro para as festividades de Fim de Ano

O peixe é um dos alimentos mais nutritivos encontrados na natureza. Segundo o Sindicato da Indústria da Pesca no Estado de São Paulo (SIPESP) o pescado fornece nutrientes vitais para o nosso corpo, reduz o risco de doenças cardíacas e acidente vascular (AVC), contêm nutrientes essenciais na fase de desenvolvimento, pode aumentar a massa cinzenta e proteger a deterioração do cérebro associada a idade, ajuda a prevenir e a combater a depressão, reduz o risco de doenças autoimunes, pode ajudar a prevenir a asma em crianças, ajuda a proteger a visão nos mais velhos, melhora a qualidade do sono e é delicioso e fácil de preparar.

                    Atum, uma delícia internacional
                Imagem relacionada
 
Mensalmente a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), lista os peixes sazonais, ou seja, que estão na melhor época para serem consumidos. Confira abaixo os peixes de dezembro:

    Agulhão

Possui escamas muito pequenas. Seu nome é devido a sua grande nadadeira dorsal em forma de vela de barco. Alcança mais de 3m de comprimento total e mais de 60kg.

    Atum

São endotérmicos, absorvem calor, e tem o corpo alongado. É um dos peixes mais cobiçados do mundo

    Bagre

Pode ser encontrado em quase todo o mundo, exceto na Antártida. Vivem próximos ao fundo de águas escuras e pouco profundas.

    Bonito

Tem o corpo parecido com o do Atum, o que dificulta a sua identificação. Sua carne é considerada excelente.

    Camarão Cativeiro

É a espécie de crustáceo mais conhecida. Têm ácidos graxos ricos em ômega 3, que são benéficos e aumentam o nível de colesterol HDL (Colesterol Bom).

    Cambeva

Chegam a cerca de 20cm de comprimento, é um peixe de água doce que também conhecido como bagre mole.

    Carapau

Pode ser encontrado nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul), vive em baías, costões e nas proximidades das ilhas.

    Dourado

Costuma ser encontrado em cardumes, habita águas rápidas, corredeiras e cachoeiras, assim como as margens de barrancos, bocas de corixos e galhadas no meio dos rios.

    Guaivira

Peixe de escamas embebidas na pele, dando a esta uma aparência muito macia. Pode alcançar 60 cm de comprimento e peso em torno de 2 kg.

    Manjuba

No Brasil, ocorrem do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul. Seu comprimento varia de 9 a 14 centímetros, sendo as fêmeas sempre maiores que os machos.

    Mexilhão

Vivem fixos às rochas costeiras, tem a capacidade de produzir pérolas, algumas delas com grande valor no mercado.

    Pampo

Pode medir até 50 cm de comprimento e pesar 3 kg. O formato do corpo é ovalado, moderadamente alto e muito comprimido, com boca pequena e focinho curto.

    Polvo

Possuem 8 tentáculos, sendo que cada um possui duas fileiras de ventosas. Por ter a pele mole, seu corpo é sensível a luz.

    Salmão

É um peixe de porte grande produzido no sistema conhecido como aquicultura – criam-se animais gerados no ambiente aquático para consumo humano.

    Vira

É distribuído pela costa do Rio Janeiro até a Argentina e costuma habitar o fundo de areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!