quarta-feira, 27 de abril de 2016

Festival da Ceagesp termina no Dia do Trabalhador

E aproveitem já que o Festival de Massas Ceagesp reduz preço para R$ 38,90 e termina dia 1ª de maio.
   
                         

O Festival de Massas Ceagesp vai terminar no dia 1° de Maio, e nessas duas últimas semanas, o preço passa para R$ 38,90 por pessoa, redução de 15%. Neste feriado de 21 de abril, abrirá somente para o almoço, das 11h30 às 17h, e ficará fechado para o jantar. Nos demais dias, o horário permanece o mesmo. Outra novidade da Ceagesp é a antecipação da temporada 2016 do Festival de Sopas, um dos eventos mais tradicionais do inverno de São Paulo.

Já com novo preço, nesta semana, o cardápio do Festival de Massas tem Raviolli de Abóbora com Carne Seca, Fettuccine à Romanesca, Lasanha de Pernil, Canelone de Romeu e Julieta e Risoto de Salmão.  No total, mais de 30 pratos estão disponíveis para o público por R$ 38,90 por pessoa (exceto bebidas e sobremesas). O cardápio completo está no www.festivaisceagesp.com.br.

O Festival funciona de quarta a domingo no Espaço Gastronômico Ceagesp. Às quartas e quintas, o horário é das 18h à meia-noite; às sextas, das 18h à 1h da manhã. Exceto nesta quinta (feriado de 21 de Abril), quando abrirá, excepcionalmente, apenas para o almoço, das 11h30 às 17h. Aos sábados, abre para o almoço, das 11h30 às 17h, e para o jantar, das 18h até 1h da manhã. Aos domingos, funciona somente para o almoço, das 11h30 às 17h. O acesso é pelo portão 4 da Ceagesp (altura do 1.946 da av. Doutor Gastão Vidigal), com estacionamento no local a R$ 10.

FESTIVAL DE MASSAS CEAGESP
Quando: Até 1° de maio
Horário: Quartas e quintas, das 18h à meia-noite; sextas, até a 1h da manhã. Aos sábados, almoço, das 11h30 às 17h, e jantar, das 18h à 1h. Domingos, das 11h30 às 17h.
Onde: Espaço Gastronômico Ceagesp –Portão 4 da Ceagesp (altura do 1.946 da av. dr. Gastão Vidigal, Vila Leopoldina) – Estacionamento a R$ 10
Preço: R$ 38,90 por pessoa (Bebidas e sobremesas à parte)

Rio tem nova edição do ‘Vinhos de Portugal’

No ano passado, o evento levou milhares de cariocas ao Jockey Club: agora acontece no CasaShopping da Barra da Tijuca, no Rio. Evento deste ano está marcado para maio.

   
                      

Os portugueses descobriram o Brasil, mas agora são os cariocas que vão poder descobrir um pouco mais sobre o país, na terceira edição do “Vinhos de Portugal no Rio”, que O GLOBO promove em parceria com o jornal português “Público”. Para conhecer melhor a bebida que a cada ano conquista mais os brasileiros, serão três dias de evento: 20, 21 e 22 de maio. A grande novidade é que as atividades agora acontecem no CasaShopping, na Barra.

Quase 70 produtores portugueses estarão no evento, que tem patrocínio de Senac, Deli Delícia e CasaShopping; e parceria de Vinhos de Portugal. O público poderá participar de cursos, provas, degustações e de sessões batizadas de “tomar um copo”, além de curtir uma charmosa área de convivência. Haverá atividades gratuitas, por ordem de chegada, e também pagas, através de inscrições que começam na próxima quarta-feira, dia 27.

  
                      

Uma das opções para os visitantes será conhecer o Mercado de Vinhos, onde 68 produtores de diversas regiões de Portugal oferecerão uma experiência de degustação diferente. Durante duas horas, cada participante fará as degustações numa Smart Wine Glass, a “taça inteligente” premiada no Wine Business Innovation Summit, na Alemanha. A taça contém um chip que registra cada vinho degustado. Na semana seguinte ao evento, os participantes receberão por e-mail informações sobre os vinhos degustados, inclusive onde achá-los para compra.

Outra atividade será a Prova de Vinhos. Por uma hora, 30 participantes farão provas e harmonizações guiadas por críticos dos jornais “Público” (Alexandra Prado Coelho, Pedro Garcias e Manuel Carvalho) e O GLOBO (Pedro Mello e Souza), juntamente com Dirceu Vianna Júnior, o único brasileiro que possui o título de Master of Wine, e Luís Lopes, editor da “Revista de Vinhos”, de Portugal.

Provas e mais provas

O crítico português Luís Lopes ministrará o curso “Introdução ao Vinho Português”, oficial da Academia de Vinho de Portugal, ViniPortugal. Os participantes receberão certificado ao final da aula, que terá duração de uma hora. Outra atividade para conhecer melhor os vinhos de Portugal são a “provas” – uma zona exclusiva de prova de vinhos do Porto Clássico, tintos, harmonização com doces, queijos e vinhos do Porto e muito mais. Com uma hora de duração, a iniciativa leva os participantes, guiados pelos críticos, a saborear alguns dos vinhos mais sofisticados das diferentes regiões.

Para o Mercado de Vinhos, as provas e os cursos, é preciso comprar ingressos no site www.vinhosdeportugalnorio.com.br. Todos custam R$ 110 mais R$ 11 em taxas, com exceção das provas especiais, cujo valor é de R$ 130 mais R$ 13 em taxas.

O evento ainda contará com uma área de convivência com um lounge, atrações gastronômicas e uma loja de vinhos. Este ano, a sessão “Tomar um copo” terá a participação da cantora Adriana Calcanhotto e dos críticos de vinho que conversarão descontraidamente com os visitantes em papos que sempre terminarão em agradáveis degustações do produto. Essa atividade é gratuita, por ordem de chegada e com duração de 15 a 20 minutos. A área de convivência funcionará na sexta e no sábado, das 11h às 23h e no domingo, das 11h às 22h30m.

— É um prazer ter novamente essa parceria com o “Público” num evento que conquista mais cariocas a cada ano. E com uma novidade para os assinantes do GLOBO, que poderão garantir sua entrada antes e por um preço menor na pré-venda para o Mercado de Vinhos. Amanhã, são 50% de desconto e, na terça-feira, 20% de desconto. Basta entrar no site www.clubeoglobo.com.br e fazer o resgate — explica Sérgio Almeida, gerente de Marketing do GLOBO.

Só é permitida a entrada de menores de 18 anos na área de convivência acompanhados pelo responsável. A programação completa do evento, com horários e preços, estão no site www.vinhosdeportugalnorio.com.br.

CURSO

Introdução ao vinho. Com Luís Lopes. Dia 20 de maio (sexta), às 17h; dia 21 (sábado), às 11h; e dia 22 (domingo), às 17h.

PROVAS

Grandes tintos. Com Pedro Garcias. Dia 20 (sexta), às 11h; e dia 21 (sábado), às 15h.

Grandes brancos. Com Pedro Garcias. Dia 20 (sexta), às 13h; e dia 22 (domingo), às 11h.

Vinhos brancos do Século XXI. Com Pedro Mello e Souza. Dia 20 (sexta), às 15h; e dia 22 (domingo), às 19h.

Grandes vinhos de Setúbal. Com Luís Lopes. Dia 21 (sábado), às 21h. A entrada custa R$ 110, mais R$ 11 de taxas do site.

Harmonização de doces e vinho do Porto. Com Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho. Dia 21 (sábado), às 13h.

Setúbal, a excelência do moscatel. Com Luís Lopes. Dia 22 (domingo), às 13h.

Harmonização de queijos e vinhos. Com Manuel Carvalho e Alexandra Prado Coelho. Dia 22 (domingo), às 21h.

A entrada para estas provas custa R$ 110, mais R$ 11 de taxas do site.

PROVAS ESPECIAIS

Porto clássico. Com Manuel Carvalho. Dia 20 (sexta), às 19h.

Vinhos refrescantes para o Rio. Com o Master of Wine Dirceu Vianna Júnior. Dia 20 (sexta), às 21h.

A entrada custa R$ 130, mais R$ 13 de taxas do site.

TOMAR UM COPO

Vinho do Porto. Com Manuel de Carvalho. Dia 20 (sexta), às 14h30m e 21h30m; dia 21 (sábado), às 20h30m; e dia 22 (domingo), às 18h30m.

EÇA DE QUEIRÓS

Com Adriana Calcanhotto e Carlos Reis. Dia 20 (sexta), às 18h30m; dia 21 (sábado), às 12h30m; e dia 22 (domingo), às 13h.De graça, por ordem de chegada.

MERCADO DE VINHOS

Dia 20 (sexta).

São três sessões abertas: das 16h às 18h, das 17h às 19h e das 20h às 22h.

Dia 21 (sábado).

Sessões das 11h às 13h, das 14h30m às16h30m, das 17h30m às 19h30m, e das 20h30m às 22h30m.

Dia 22 (domingo).

Sessões das 11h às 13h, das 15h às 17h, e das 18h às 20h.

A entrada custa R$ 110, mais R$ 11 de taxas do site.

Fonte Extra

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Brasileiros comem de 4 a 5 quilos de frutas por melhor resistência física

                        

Alguns brasileiros abrem mão de uma dieta variada para se alimentar de frutas. Os frugívoros dizem que a dieta, ainda por cima, emagrece.

São poucos os brasileiros que abrem mão de uma dieta variada para se alimentar apenas de frutas. Eles são os chamados frugívoros. O nome é complicado. O preparo da refeição, não.

Eduardo largou a vida de professor de inglês para se dedicar ao assunto. Hoje dá palestras e já escreveu três livros. E na casa dele só come o que considera próprio à dieta humana.

Estudante de nutrição, Eduardo fez de si mesmo uma cobaia. A experiência começou da vontade de mudar o estilo de vida. Aos 22 anos estava pré-diabético e já não aguentava a alergia forte que o acompanhava desde menino.

Marcos não conhece Eduardo, mas pensa como ele. Os dois acreditam numa equação bem simples: a soma de exercício físico com alimentação à base de frutas resulta em uma vida saudável.

Será que as frutas têm mesmo todo este poder? A médica e nutróloga Jane Corona afirma que sim.

As frutas nos surpreendem. A goiaba, o mamão e a melancia, por exemplo, tem propriedades especiais.

Jane aconselha o consumo de pelo menos 3 ou 4 frutas por dia. Começando pelo café da manhã, para despertar o corpo de um longo jejum.

Como alguém que come diariamente pelo menos duas dúzias de banana é tão magro? Banana não engorda? Jane explica que não. Mas o que será que os médicos pensam dessa alimentação exclusivamente frugal?

Eduardo confirma com o próprio exame de sangue. Apenas os níveis de B12 estão pouco abaixo do normal. Nada que o faça desistir das frutas.

Testes mostram que suco de laranja é ótimo repositor energético

                       

O suco de laranja natural e o integral industrializado foram testados em 40 voluntários durante dois meses e analisados em laboratório.

Convocados para a maior pesquisa feita no Brasil sobre os benefícios da laranja, os jogadores do time de juniores da Ferroviária de Araraquara tomam um litro de suco antes e depois dos treinos. E passam por uma bateria de exames.

Os atletas gastam até 1,2 mil calorias em um jogo. E o suco de laranja se mostrou um ótimo repositor energético.

Essa foi a mais recente descoberta nos estudos da Faculdade de Ciências Médicas da Unesp em Araraquara. O suco de laranja natural e o integral industrializado foram testados em 40 voluntários durante dois meses e analisados em laboratório.

Os resultados revelaram que o suco faz o corpo liberar um hormônio chamado "leptina". Produzida nas camadas de gordura da pele, é transportada pela corrente sanguínea até o cérebro de onde partem os avisos de que o organismo está satisfeito.

A saciedade também se dá pelos nutrientes da laranja. Um copo de suco tem 10% de potássio, 18% de cálcio, 13% de acido fólico e 100% da vitamina C que precisamos. O poder de saciedade faz da laranja um alimento ideal para as dietas.

Para quem quer emagrecer a dica é o suco de laranja associado ao exercício físico como corrida ou caminhada leve de 30 minutos três vezes por semana. Estudos feitos com mulheres de meia idade mostram que em três meses elas perderam em média 5% de gordura corporal. Mas atenção. Se você usar açúcar no suco de laranja que já tem 120 calorias em um copo equivalente ao de requeijão, o efeito vai ser bem diferente.

Suco de laranja pode ser consumido durante a dieta`

   
                      
 
Pesquisa da Unesp analisou consumo durante regime de voluntários. Além de ajudar a emagrecer, o suco também é benéfico para a saúde.

Apesar de ser considerado muito calórico, o suco de laranja pode ser tomado, sem açúcar e adoçante, durante as dietas, segundo uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP). O estudo comprova que o suco não engorda, ajuda a emagrecer e ainda faz bem para a saúde.

Foi observado nesse estudo que a dieta de emagrecimento associada ou não ao suco de laranja promoveu a mesma perda de peso.

Sem ganho de peso

Os pesquisadores realizaram o estudo com 80 voluntários obesos. Eles foram divididos em dois grupos e fizeram a mesma dieta de emagrecimento. Só que um tomou suco de laranja e o outro não e nenhum dos dois ganhou peso.

O grupo que tomou o suco bebeu 500 ml por dia, dividido em três porções, durante 12 semanas. “Foi observado nesse estudo que a dieta de emagrecimento associada ou não ao suco de laranja promoveu a mesma perda de peso, diminuição do percentual de gordura, a diminuição da relação cintura e quadril. Como foi uma dieta de emagrecimento leve, manteve essa massa magra desses indivíduos”, afirmou a pesquisadora Carolina Ribeiro.

Saudável
Além de ajudar a emagrecer, o suco faz bem para a saúde. “O suco de laranja é capaz de baixar o colesterol sanguíneo em torno de 10% a 15%. Melhora a acessibilidade à insulina, protegendo os indivíduos quanto ao desenvolvimento da diabetes. É um alimento rico em vitaminas, como a vitamina C, é fonte de ácido fólico, que é importante porque temos poucas fontes na alimentação, também é fonte de potássio, que alguns estudos têm demonstrado que é capaz de baixar um pouco a pressão arterial, então ele é recomendado para indivíduos com hipertensão arterial”, explicou a coordenadora da pesquisa, Thaís Borges.

A voluntária Mariluce Orgando participou dos testes. Em três meses, eliminou 10 quilos e agora está com o colesterol controlado. “Senti que aumentou a saciedade, consegui controlar mais as coisas que eu comia e consegui emagrecer 10 quilos, me sinto bem melhor, mais saudável”, destacou.

Importação de cebola ajudam a manter os preços baixos

   
                     
 
O 4º Boletim Hortigranjeiro aponta a Cebola e também a cenoura por apresentarem tendência de queda de preços no atacado. O resultado faz parte da consulta de informações de mercado do Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro - Prohort.

O aumento da produção de cebola e cenoura incentivou a queda de preços registrada pelos produtos hortigranjeiros nos principais entrepostos das Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. É o que revela o 4º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016, divulgado nesta terça-feira (19) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Hortaliças
Mesmo com as quedas registradas, as cotações da cebola e cenoura mantêm-se em patamares elevados. No caso da cebola, a importação continua como fator determinante para manutenção dos níveis elevados de preços. Já a cenoura manteve preço elevado devido à menor oferta do produto nas principais regiões produtoras. Para abril, a expectativa é de continuação no arrefecimento dos preços dos dois produtos, uma vez que há intensificação da colheita e provável queda na demanda, devido ao efeito da substituição em resposta aos preços ainda elevados.

A entrada da safra de tomate dos estados de SP, RJ e PR resultou em queda nos preços em alguns mercados. A tendência se mantém em abril em todas as regiões do país, conforme acompanhamento diário feito pelo do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Conab.

Apenas a batata registrou tendência de alta em março. O comportamento foi influenciado pela alta demanda, ocorrida durante a Semana Santa, aliada à queda de cerca de 11% no produto ofertado nos principais centros atacadistas, devido a condições climáticas adversas nas regiões produtoras. A tendência é de manutenção da alta de preços, movimento oposto ao registrado em 2015.

Frutas
As frutas continuaram apresentando alta nos preços em março. Isso se deveu às condições climáticas adversas que impactam na produtividade, resultando na queda da oferta, além das questões de entressafra e do bom volume das exportações. Destacam-se, neste cenário, a banana e o mamão. Mas a expectativa para a banana é de reversão do comportamento a partir desse mês, uma vez que a produção deve aumentar no norte de Minas Gerais e no centro sul da Bahia. Já o mamão deve continuar apresentando alta nos próximos meses, devido principalmente à diminuição das chuvas e às altas temperaturas nas regiões produtoras.

O aumento das exportações teve forte influência na alta dos preços da laranja e da melancia. Nos próximos meses, no entanto, a tendência é de arrefecimento desses valores, uma vez que a plantação e a colheita devem ser intensificadas, aumentando a oferta no mercado interno. A maçã foi a única fruta que não seguiu o comportamento generalizado de alta. A queda nos preços se deve, sobretudo, ao avanço da colheita da variedade Fuji.

O levantamento foi feito a partir de dados fornecidos pelas centrais de abastecimento dos estados de SP, MG, RJ, ES, GO, CE, PE. Por problemas técnicos, os entrepostos do Paraná não consolidaram os dados de comercialização até o fechamento do boletim.

Produtos da América Latina enriquecem cardápio dos brasileiros

   
                    

Rosas colombianas, por exemplo, são destaque  entre os produtos comercializados na CEAGESP.

É graças à globalização que a grandeza da América Latina e toda sua diversidade cultural está bem próxima de nós. Nos diversos setores da sociedade nos deparamos com artesanato, manifestações artísticas de dança, música, cinema. Mas é na mesa que a relação entre os países-vizinhos se encontram.

Ricos em suas culinárias, todos os países latinos apresentam ingredientes típicos de suas regiões que marcam o seus nomes não somente no cenário continental, mas em todos os lugares do mundo. Nessa gama de produtos oriundos da América Latina, a Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) traz em seu plantel os mais diversos produtos cultivados nesses países.

Feijoa, granadilla, pitaya, tamarillo, figo da índia, physalis, marmelo são alguns desses produtos endêmicos que se diferenciam no cardápio dos brasileiros e que destacam a latinidade dos nossos vizinhos.

Mas o intercâmbio culinário não para nas frutas e legumes. O mercado de pescados recebe uma variedade de peixes que enriquece a dieta brasileira. Destaque para o salmão vindo do Chile, um dos maiores produtores desta espécie de peixe no mundo ao lado da Noruega.

Argentina, Peru e Uruguai também contribuem para o abastecimento de peixes na CEAGESP, apresentando os uruguaios cinco tipos: anchova, cação, corvina, curimbatá e tainha. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), o Brasil consome anualmente 12 quilos de peixes por habitante. Uma marca expressiva se comparado aos países europeus que comem em média 17 quilos por habitante/ano.

As flores também recebem sua parcela na importação. Colômbia e Equador são os colaboradores com suas rosas gigantes, que ganham destaque na Feira de Flores não apenas pelo tamanho, mas pela formosura e cores vivas. Esses dois países são os únicos no planeta que cultivam esse tipo de rosas.

No mosaico de cores, cheiros e sabores, a América Latina mostra seu grau de importância e a CEAGESP apresenta aos brasileiros o papel fundamental que exerce para a entrada desses mais diversos produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida de todos nós.

Fonte Ceagesp