quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Saúde & Bem Estar Mulheres tem alimentos que podem amenizar cólica menstrual


     


A cólica menstrual não perdoa: todos os meses, atinge em torno de 76% das brasileiras acima de 24 anos. Abaixo dessa idade o número de vítimas é ainda maior, 84%, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE).

Boa estratégia para as mulheres que querem fugir dos analgésicos convencionais para amenizar a dor é recorrer aos alimentos com ação anti-inflamatória, especialmente a cúrcuma, segundo a nutricionista Paula Gandin, de São Paulo. A suplementação de óleo de borragem é outra alternativa para ajudar a reduzir a intensidade da cólica, assim como dores e inchaço nas mamas.

No kit de primeiros socorros anticólica, a nutricionista ainda sugere incluir o chá branco (Camellia sinensis) e infusões de camomila, erva-doce, mulungu e melissa. “Além de aquecer o corpo e trazer conforto, algumas dessas ervas têm efeito analgésico”, explica a ginecologista e coordenadora da Colposcopia do Femme-Laboratório da Mulher, Simone Bergamasco Ghelman.

Consumir ao longo do mês alimentos fonte de vitamina D, como salmão e sardinha, funciona como tratamento preventivo. Já as vegetarianas podem caprichar no consumo de cogumelo. Mas existem alguns truques para que esse alimento forneça vitamina D: expor o cogumelo ao sol, mesmo depois de colhido, por 1 hora, entre 10 da manhã e 3 da tarde, além de refogar o mínimo. "Mesmo assim, a quantidade de vitamina D é mínima", explica Paula Gandin. Mas já é alguma coisa. A naturopata e especialista em homeopatia metafísica Andrea Ávila acrescenta mais uma listinha de alimentos de origem vegetal que ajudam na prevenção da dor que antecede a menstruação: abacate, semente de abóbora, linhaça, nozes e azeite de oliva por serem ricos em ácidos graxos (gorduras) com propriedades anti-inflamatórias.

Nessa fase, ansiedade, nervosismo e irritabilidade também podem ficar mais intensos. Por isso, a nutricionista Paula Gandin sugere mais estes alimentos: linhaça. maracujá, couve, brócolis, alface, kiwi, gergelim, banana, cacau e chia são alimentos

O que evitar

Assim como existem alimentos que previnem ou amenizam a cólica menstrual, tem aqueles que pioram. Esses devem ser retirados do cardápio a maior parte do tempo. São eles: refrigerantes, álcool, produtos refinados e açucarados, além de alimentos que contém cafeína e sal. As mudanças de hábitos alimentares, sem dúvida, são úteis para um período pré-menstrual mais calmo. Mas o consumo de suplementos ou fitoterápicos deve ser feito sempre com orientação de um profissional de saúde capacitado.

No caso de a cólica ser muito intensa, a avaliação de um especialista também é importante. Ele deve para verificar a melhor forma de lidar com as dores, segundo a ginecologista e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Sílvia Helena Gajardoni Farges. “Quando os sintomas não são passageiros ou a intensidade atrapalhe a vida cotidiana, a mulher deve procurar ajuda médica para o correto diagnóstico e tratamento”, alerta a médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!