quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Benefícios da ameixa rubi mel

O produto indicado da semana é a ameixa rubi mel, também conhecida como ameixa japonesa. Ela leva tais nomes por sua origem asiática e pelo sabor, mais doce que ácido, que a tornam muito consumida, em especial na América do Norte, onde a Califórnia é a principal região produtora de ameixa. Na América do Sul, os maiores produtores são a Argentina e o Chile.

               Imagem relacionada

As ameixas apresentam uma variedade enorme em todo o mundo, sendo da mesma família da amêndoa amarela, nêspera, pêssego, pera, maçã, damasco, morango e framboesa. A ameixa japonesa ou rubi mel é carnosa e suculenta, tem o tamanho de uma maçã pequena, com casca vermelha, caroço quase liso, e vai ficando cada vez mais doce conforme vai amadurecendo.

Ela é encontrada principalmente entre os meses de novembro a fevereiro, sendo uma das frutas favoritas para compor a mesa de sobremesas nas festas de final de ano, pela sua cor viva e sabor refrescante. No verão, ela é especialmente apreciada por quem faz regime de restrição calórica, pois 100 gramas de ameixa fresca fornecem apenas 47 calorias. Rica fonte de niacina, fibras, vitamina C e mineral potássio, é indicada na prevenção e tratamento de prisão de ventre.

Mas suas propriedades não param por aí. Quando madura, esta fruta é uma fonte moderada de vitamina C, um poderoso antioxidante natural contra agentes infecciosos, inflamações e que ajuda o organismo a se livrar dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e ao enfraquecimento do sistema imunológico do corpo. Seu consumo também ajuda na luta contra a síndrome metabólica, devido à presença de compostos bioativos (flavonóides e fenólicos).

Possui ainda betacaroteno e vitamina A, sendo esta última essencial para a visão, para prevenir diversos tipos de câncer, para proteger o pulmão e a combater a cavidade oral. Também é necessário para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Traz também boas quantidades de cálcio, beta-caroteno e ferro. Ameixas também possuem um alto grau de magnésio, sódio e potássio, que ajudam na manutenção da saúde óssea.

Comer ameixas em geral ajuda ainda a melhorar as funções de aprendizagem e a memória, e na prevenção de doenças neurodegenerativas relacionadas com a idade, como as doenças de Alzheimer e de Parkinson. É útil também no combate ao diabetes tipo 2, pois seus fitonutrientes auxiliam no controle dos picos de glicose no sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!