segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Conhece a batata Astérix ?

Quem não se lembra da dupla Astérix e Obélix das histórias em quadrinhos? O primeiro, deu nome a um tubérculo delicioso.

                      Resultado de imagem para astérix e obélix

Pense em uma porção de batata frita bem sequinha, ou um purê de batata bem cremoso, ou um nhoque macio e saboroso. E um segredo a mais: fazer bolinhos de bacalhau com essa batata é conseguir chegar no paraíso. Ficou com vontade? Então corra para o mercado ou feira e compre batata Astérix. Das variedades deste tubérculo comercializadas no Brasil, a Astérix é mais indicada para frituras, purês e massas devido ao seu alto teor de amido e pouca umidade, o que a torna perfeita para tais receitas.

             Imagem relacionada

De casca rosada e formato alongado, a Asterix é usada na indústria para se fazer batatas pré-fritas congeladas, muito usadas nas lojas de fast food.  Ela é boa fonte de potássio, fósforo e vitaminas do Complexo B, mas possui alto índice glicêmico, o que a torna pouco indicada para quem faz dieta de restrição calórica e quase proibitiva para quem sofre de diabetes.

Ter alto índice glicêmico significa que a glicose produzida a partir dos carboidratos presentes na batata é absorvida rapidamente pelo nosso organismo, o que libera muita insulina, levando ao aumento de depósito de gordura e pouca saciedade. É por isso que é impossível comer apenas uma batatinha frita, pois o cérebro não se contenta com pouco e pede mais. Haja força de vontade!

Mas como tudo na vida, é uma questão de equilíbrio! A batata asterix traz muitos benefícios, desde que consumida com moderação. Sua casca rosada contém antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, compostos prejudiciais que podem aumentar o risco de doenças como problemas cardíacos. Uma batata média cozida tem 154 calorias, cerca de 34 g de carboidratos e menos que 1 g de gordura, além de 3,1 g de fibra, potássio, ferro, zinco, fósforo, vitamina C e niacina.

Em 2016 foi registrada a entrada de 25.826 toneladas do produto no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), vindas, principalmente de Cristalina (GO), Guarapuava (PR), Bom Jesus (RS), Pinhão (PR), São Mateus do Sul (PR), São José dos Ausentes (RS) e Casa Branca (SP). No dia 1º de novembro, o quilo da batata Astérix foi cotado a um preço médio de R$ 1,48 no comércio atacadista do entreposto. O alimento possui boa oferta durante o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!