sábado, 19 de agosto de 2017

Tangerina está numa boa época

                       Resultado de imagem para tangerina

Tangerina, mexerica, bergamota, ponkan, murcotte. A fruta de suas variadas formas e sabores estão por toda parte nessa época do ano. Na Ceasa do Rio de Janeiro, a caixa com 25 kg está sendo vendida entre R$ 30 e R$ 45, dependendo do tipo.  Você sabe a diferença entre elas? Veja os tipos:

Tangerina

O termo se refere a um grupo de frutos cítricos de características semelhantes, normalmente vendido como mexerica nos mercados. Eles são muito tolerantes a baixas e altas temperaturas, e por isso são cultivados em diferentes situações climáticas. O Brasil está entres os maiores produtores e de tangerina do mundo, e, segundo informações do Sebrae, menos de 1% é exportado - ou seja, consumimos tangerinas em altas quantidades e de diferentes formas.


Ponkan

Tangerina da espécie Citrus reticulata. Ela possui casca e gomos facilmente descascáveis, além de um sabor mais doce.


Mexerica, Mimosa, Bergamota

Tangerinas comuns, da espécie Citrus deliciosa. Já provocaram várias disputas na internet sobre o verdadeiro nome do fruto, mas são apenas variações regionais mesmo. Mexerica é o nome utilizado no sudeste, enquanto bergamota é mais comum no Rio Grande do Sul e Mimosa, no Paraná. São menores e mais ácidos se comparados à poncã, com a casca mais fina.


Murcote (Murcott)

É uma espécie híbrida, cruzamento entre tangerina e laranja. Em comparação com as outras, possui mais sementes e sabor mais doce, que se assemelha mais ao da laranja. Sua casca é mais grudada à polpa, sendo mais difícil de descascar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!