quinta-feira, 15 de junho de 2017

Tomates enriquecidos serão destaque em Holambra

Na Hortitec 2017, a ser realizada na capital das flores em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de junho, terão novidades, como as dos  tomates enriquecidos com licopeno, desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças.

Resultado de imagem para Tomates enriquecidos serão destaque em Holambra

Duas cultivares de tomate serão apresentadas pela Embrapa na 24ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que acontece em Holambra/SP, de 21 a 23 de junho. Os tomates BRS Nagai e BRS Zamir fazem parte de uma nova geração de tomates híbridos enriquecidos com licopeno, desenvolvidos pelo programa de melhoramento genético do tomateiro da Embrapa Hortaliças.

O pigmento licopeno é um carotenoide que confere a típica cor vermelha dos frutos do tomateiro. Ele é um dos compostos antioxidantes mais eficientes no combate aos radicais livres no organismo. A principal fonte de licopeno na dieta humana é o tomate e produtos derivados como sucos, geleias, sopas, molhos e extratos.

O tomate BRS Zamir, do segmento “grape”, é recordista em acumulação de licopeno no mercado brasileiro. Entre vários híbridos comerciais de tomate, o BRS Zamir apresentou os maiores teores de licopeno – entre 114-144 mg/g. “Do ponto de vista nutricional, os frutos do híbrido BRS Zamir funcionam como uma gostosa ‘cápsula’ de licopeno”, brinca o pesquisador Leonardo Boiteux. Os frutos também se destacam pelo sabor adocicado e pela excelente conservação – após a colheita eles duram até 18 dias em temperatura ambiente.

No segmento de tomates do tipo longa vida, o valor de licopeno gira em torno de 30 mg/g, mas o híbrido BRS Nagai, do tipo saladete, apresenta o dobro desse valor, alcançando de 60-80 mg/g. Além disso, os frutos do tomate BRS Nagai são firmes e apresentam boa tolerância a rachaduras e ao fundo preto. “Uma das tarefas mais importantes do programa de melhoramento genético tem sido disponibilizar aos consumidores cultivares que combinem fatores nutricionais e atributos sensoriais, como sabor e aroma”, ressalta Boiteux.

Vantagens para o setor produtivo

Além das características que beneficiam os consumidores, os novos híbridos de tomates desenvolvidos pela Embrapa também agregam fatores desejados pelos produtores rurais como alta produtividade e resistência às principais doenças do tomateiro.

O BRS Nagai, por exemplo, destaca-se pelos genes naturais que conferem resistência e/ou tolerância a mais de 40 variantes de fungos, bactérias e vírus, que atacam severamente os campos de produção de tomate e causam prejuízos econômicos de grandes proporções aos produtores rurais no Brasil. Em especial, esse híbrido possui elevado nível de resistência aos principais vírus que atingem o tomateiro, como o tospovírus e o begomovírus.

Indicado para cultivo em todas as regiões produtoras, em campo aberto e em ambiente protegido, em qualquer época de semeadura, o tomate BRS Nagai tem ampla adaptação geográfica devido às características genéticas inseridas nessa cultivar via melhoramento genético. Sua primeira floração ocorre próxima ao nível do solo, o que eleva a produtividade e aumenta o período de colheita. “O potencial produtivo do tomate BRS Nagai pode alcançar 440 caixas de 25 kg por 1000 plantas, o que equivale a 11 kg por planta”, quantifica o pesquisador.

O tomate BRS Zamir também apresenta uma peculiaridade genética que resulta em maior produtividade: um gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos e aumenta o número de frutos por penca. Em cultivo protegido, o tomate BRS Zamir apresenta potencial produtivo na faixa de 6 a 8 kg de frutos por planta, sendo que o início da colheita ocorre 80 dias após o plantio. Esse híbrido também apresenta imunidade ao oídio, que é uma importante doença em condições de cultivo protegido.

Esses dois tomates foram desenvolvidos por meio de contrato de cooperação técnica em parceria com a empresa Agrocinco, que está licenciada para a comercialização de sementes. Os interessados em adquirir sementes dessas cultivares devem entrar em contato pelo e-mail agrocinco@agrocinco.com ou pelo telefone (19) 3879-6787. No caso da cultivar BRS Zamir, as sementes estarão disponíveis para venda daqui a quatro meses.

Novas tecnologias para a produção de tomate

Na quinta-feira (22/6), o público presente na Hortitec 2017 também vai poder participar do “Painel Embrapa: novas tecnologias para a produção de tomate”, programado das 10h às 12h, no Auditório do evento. O painel vai reunir pesquisadores e especialistas para apresentar tecnologias recomendadas para o cultivo e a pós-colheita de tomate como um fertilizante organomineral granulado à base de cama de frango, o sistema de produção de tomate em cultivo sustentável (Tomatec) e uma classificadora vertical compacta.

Serviço

24ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas
Quando: 21 a 23 de junho – das 9h às 19h
Onde: Recinto da Expoflora (Al. Maurício de Nassau, 675 – Holambra/SP)

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!