terça-feira, 18 de abril de 2017

Confira o melhor das frutas de abril

Mensalmente a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo indica produtos sazonais, ou seja, aqueles que estão em sua melhor época para consumo. Confira abaixo quais são e as propriedades nutritivas das frutas sazonais de abril.

Abacate fortuna/quintal: 

A fruta surgiu na América Central e se expandiu por todo o continente americano e pela Europa. No Brasil é muito consumido com açúcar enquanto nos demais países é aproveitado em saladas e pratos salgados.

                   Resultado de imagem para Abiu:

Abiu: 

A fruta do abieiro pode ser encontrada ao longo da costa brasileira, do Pernambuco ao Rio de Janeiro, na Mata Atlântica, é ideal para ser consumida in natura e muito utilizado na medicina popular para tratar anemias, desnutrição e doenças ligadas ao sistema respiratório como bronquites e pneumonias.

Ameixa estrangeira: 

É um fruta rica em fibras alimentares que auxiliam no bom funcionamento do intestino e absorvem a gordura depositada no órgão. Pode ser consumida no seu modo natural, em geleias ou em forma de passas.

Atemoia: 

É muito cultivada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, fonte de fibras e energia, a casca pode ser aproveitada em geleias ou compotas e as sementes podem ser trituradas para ser usadas em saladas ou sobremesas.

Banana maçã e banana nanica: 

A banana é rica em carboidratos e os açúcares que a fruta possui garantem bastante energia, também é rica em fibras e minerais essenciais como cálcio, ferro, magnésio e ácido fólico.

Caqui: 

Funciona como um complexo vitamínico pois é fonte das vitaminas A, do complexo B, C, K, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, fibras, carboidratos e proteínas. É pobre em calorias e pode auxiliar quem deseja perder peso.

Figo: 

Auxilia na digestão pois é rica em fibras, também é fonte de potássio e minerais, foi trazido ao Brasil pelos colonizadores portugueses, mas acredita-se que a fruta tenha surgido no Oriente Médio.

Graviola: 

Concede muita energia e é rico em cálcio, fósforo, potássio, sódio e vitamina C. Ajuda a prevenir diversos males como resfriados, hipertensão, desordens intestinais, combate vermes e ajuda contra cálculos renais.

Kiwi nacional: 

O kiwi surgiu na China e de lá se espalhou pelo mundo ganhando variações, é rico nas vitaminas A, C, do complexo B e E. Possui propriedades antioxidantes que combatem doenças degenerativas e o envelhecimento precoce das células.

Lima da Pérsia: 

Tem ação desintoxicante, elimina impurezas do sangue e ajuda a limpar o sistema linfático e o fígado. Atua como diurético, é rico em vitamina C, sódio, potássio e cálcio.

Limão Taiti: 

É o tipo mais comum no Brasil, talvez por ser o menos ácido, possui casca fina e polpa com poucas sementes, ideal para sucos e drinks.

Maçã nacional gala: 

É uma das mais cultivadas no Brasil, fonte de vitaminas A, B, C e E, minerais potássio, ferro e cálcio, possui polpa mais macia e adocicada, e ainda auxilia no emagrecimento já que possui baixas calorias.

Mamão formosa: 

É um alimento de baixas calorias, entre os tipo de mamão, o formosa é o que possui menos licopeno, carotenoide que dá a cor alaranjada a fruta e beneficia a pele, também possui menos fibras em relação ao papaia mas é rico em vitaminas C e E. 

Mangostão: 

É considerado rei entre as frutas pelo seu sabor doce e picante. O mangostão também fonte de minerais e vitaminas além e possuir proteínas e fibras. A combinação previne câncer, trata de diarreias e fortalece o sistema imunológico.

Maracujá doce: 

É fonte de vitamina C, muito utilizado no preparo de sobremesas, drinks, vitaminas e querido até pela indústria cosmética. Possui propriedades calmantes, analgésicas, pode ser útil para o sono e para o relaxamento muscular.

Pera nacional: 

É rica em fibras o que facilita a digestão e o trânsito intestinal, é rica em água que ajuda a hidratar a pele, potássio que auxilia na redução da pressão arterial e na dilatação dos vasos sanguíneos. 

Pitaia: 

Alivia prisões de ventre já que é rica em fibras o que facilita ainda a digestão, possui baixas calorias sendo uma aliada das dietas de emagrecimento e também é fonte de minerais essenciais.

Tangerina cravo: 

É rica em vitaminas A, C e do complexo B, fortalece o sistema imunológico, atua como um calmante natural e até o seu bagaço deve ser aproveitado pois fornece fibras alimentares.

Uva rubi e uva estrangeira: 

Alivia dores de cabeça e previne contra doenças pela presença de potássio na fruta que surgiu no Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!