sábado, 4 de fevereiro de 2017

Aumente a durabilidade dos alimentos no calor


                         Resultado de imagem para durabilidade dos alimentos no calor

As temperaturas mais elevadas no verão aceleram o amadurecimento de frutas, legumes e verduras. Além disso, o calor e a umidade aumentam a proliferação de microorganismos, exigindo atenção redobrada do consumidor no armazenamento dos alimentos para evitar o desperdício. Usar a geladeira nem sempre é a melhor solução e, quando é, deve ser acompanhada de alguns cuidados. A nutricionista da CeasaMinas, Fabiana Costa, separou algumas dicas.

“Embora possamos tomar alguns cuidados no armazenamento, o mais importante é fazer um planejamento das suas compras, não comprar mais do que você é capaz de consumir. A maioria dos produtos até dura na geladeira, mas perdem características como textura e cor”, diz Fabiana. Portanto, não vale a pena levar um alimento para casa só porque ele está em oferta, se você não vai conseguir consumi-lo.

FOLHOSAS

As folhosas devem ser guardadas na geladeira. Antes disso, no entanto, o ideal é higienizá-las. Para isso, lave folha por folha. Depois, deixe por 15 minutos em uma solução clorada. Você pode fazer sua própria solução misturando 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária. Enxágue e seque muito bem antes de guardar. “Se não secar bem e ela ficar úmida, vai perder mais rápido”, alerta Fabiana.

As folhosas nunca devem ser colocadas na geladeira sem proteção. Guarde dentro de um saco plástico amarrado ou em vasilhas com tampa. “Uma dica é colocar um papel toalha sobre as folhas, em contato com a tampa da vasilha. O papel absorve a umidade, o que aumenta a durabilidade do alimento”, ensina a nutricionista. Depois disso, acomode as folhosas nos gavetões inferiores da geladeira.

FRUTAS

No geral, as frutas devem ser guardadas na geladeira, dentro de sacos plásticos, sem lavar. “Frutas como maçã, uva e pera são enceradas. Quando você lava, tira essa proteção. Por isso o ideal é levar somente antes de consumir”, fala Fabiana. Segundo a nutricionista da CeasaMinas, até mesmo a banana pode ser deixada na geladeira. “A casca dela vai escurecer, mas ela não perde nutrientes, nem sabor, nem textura”, diz.

Se quiser manter a casca da banana amarela, o ideal é deixá-la fora da geladeira. Para retardar o amadurecimento dessa fruta, a orientação é cortar a banana da penca, em vez de arrancá-la. “Muitas vezes, o cabinho da banana fica exposto quando arrancamos sem cuidado da penca. Quando uma parte da fruta fica exposta, seu amadurecimento é acelerado, além de atrair insetos”, orienta.

LEGUMES

A orientação é a mesma feita para as frutas: guardar na geladeira dentro de sacos plásticos. No entanto, há algumas exceções. A batata, a cebola e o inhame, por exemplo, devem ser deixados fora da geladeira, em local fresco e com pouca luz. No caso específico da batata, ela fica esverdeada quando é refrigerada, por causa do desenvolvimento de uma substância chamada solanina que, inclusive, é cancerígena.

Antes de guardar o tomate, verifique o seu estado. Se ele já estiver maduro, guarde na geladeira, sem lavar, dentro de um saco plástico. Se estiver verde, deixe fora da geladeira, em local ventilado e com pouca luz. Caso o tomate verde seja colocado na geladeira, ele não vai amadurecer.

CONGELAMENTO

Se os alimentos ficarem maduros demais ou começarem a apodrecer mesmo com todas essas dicas, o consumidor ainda pode tentar congelá-los. No caso das frutas, muitas delas podem ser aproveitadas para fazer vitaminas, sucos ou sorvetes. A dica é congelar as frutas cortadas, para facilitar na hora de bater no liquidificador, por exemplo. A banana pode ficar até 15 dias no congelador antes de começar a escurecer. No caso do tomate, a polpa congelada pode ser usada para fazer molho.

Já para congelar legumes como batata, cenoura e chuchu, é importante fazer um procedimento chamado branqueamento. Primeiro, corte o legume. Depois, jogue na água fervente deixe por três minutos. Imediatamente, transfira o legume para uma vasilha com água bastante gelada e deixe por um minuto. Só depois disso leve para o congelador. “Essa técnica faz com que os legumes mantenham todas as suas características nutricionais”, garante Fabiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!