quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Abrótea, esse nosso "bacalhau"


                      Resultado de imagem para Abrótea, esse nosso "bacalhau"

Já conferiu a lista de pescado sazonais de fevereiro? Os pescados desse mês vão enriquecer seu prato: a Organização Mundial da Saúde recomendam o consumo de peixes pelo menos duas vezes por semana. Entre tanta variedade, a CEAGESP destaca mais informações do tipo abrótea para você conhecer.

O peixe de destaque de fevereiro também é popularmente conhecido como broto. De água salgada, os maiores abróteas encontrados pesam 3 quilos e medem 80 centímetros.

A carne dessa espécie tem sabor parecido com a do bacalhau, porém cada um é de uma família diferente. O abrótea pertence à família Phycidae e o bacalhau é família Gadidae. Esse peixe geralmente é consumido fresco de diversas formas, cozido, frito, assado, ensopado, etc.

Abrotea é um peixe típico na costa Sul e Sudeste do Brasil, entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, porém também pode ser encontrado no Mar Mediterrâneo e no Sul do Oceano Pacífico.

               Resultado de imagem para Abrótea, esse nosso "bacalhau"

Como fazer um "bacalhau"

Se você comprar a abrótea peça que filetem o peixe. Em casa, prepare um recipiente vazado por baixo, e vá acomodando os filés junto com uma espécie de "cama" de sal marinho. Coloque-os uns sobre os outros, sempre entremeados com o sal grosso.  Faça essa operação por cinco dias pelo menos. Lembrando que você deve trocar o sal grosso todos os dias, repetindo a mesma operação anterior. 

No último dia você pode fazer uma bela receita com o nosso "bacalhau", com a certeza de estar comendo um peixe de qualidade. As receitas são das mais variadas. Saboreie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!