quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Nectarina, com preço 30% menor, está em pico de safra

A dica é da Ceasa de Minas Gerais, mas corra por que depois das festas de Ano Novo será difícil encontrar a fruta.

               Resultado de imagem para nectarina

Dezembro é tradicionalmente o mês de pico da oferta de uma das frutas mais típicas das festas de fim de ano: a nectarina. Apenas na primeira quinzena deste mês, a fruta atingiu 59,8 toneladas, frente a 30,2 t de igual período de novembro passado, um crescimento de 98%. Já o preço seguiu o sentido inverso, caindo de R$ 4,11/kg para 2,89/kg no atacado, uma redução de quase 30%. Além de estar mais atrativa para o consumidor, a fruta ainda traz inúmeros benefícios para a saúde, como o da prevenção ao diabetes relacionado à obesidade.

A safra da nectarina compreende o período de outubro a janeiro, quando a produção nacional se destaca. No período de entressafra, quase a totalidade das poucas nectarinas disponíveis são importadas de países como Chile e Argentina. Para se ter uma idéia das diferenças de oferta, enquanto em março deste ano foi comercializada pouco mais que 1 tonelada da fruta na CeasaMinas, de 1 a 30 de novembro o entreposto recebeu 83,97 t.

Na primeira quinzena de dezembro, 53% do total de nectarinas ofertadas no entreposto de Contagem foram provenientes de municípios de Minas Gerais. Os municípios do Rio Grande do Sul vêm em seguida, sendo responsáveis por 31,9% do volume; e Santa Catarina, por 10,9%.

Safra favorável

Agricultor cadastrado no Mercado Livre do Produtor (MLP) da CeasaMinas em Contagem, Carlos Antônio Mendes Morais destaca que sua produção de nectarina neste ano foi ótima, com uma colheita maior que na safra do ano passado. "Até o fim do ano, deverei ter colhido em torno de 100 toneladas, uma quantidade 30% maior do que no mesmo período de 2015", explica ele, que produz no município de Barbacena (MG). Segundo Morais, o crescimento foi resultado do clima mais favorável, aliado a boas técnicas de cultivo.

Uma das conseqüências da boa oferta é queda no preço. O produtor afirma estar negociando a fruta com valor 30% menor em relação ao ano passado. Ele acredita, no entanto, que os baixos valores da fruta estão ligados principalmente à menor procura por causa da crise econômica.

Aliada da saúde

Estudo publicado em 2012 por um centro de pesquisa ligado à Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, apontou que as nectarinas têm compostos bioativos que potencialmente combatem o diabetes relacionado à obesidade e doenças cardiovasculares. Esses benefícios também estão presentes em outras frutas de caroço, a exemplo de pêssegos e ameixas.

Na hora de comprar, procure sempre frutas de coloração de fundo amarelo ou laranja (e não verde) entre as áreas vermelhas. Nectarinas maduras cedem quando pressionadas suavemente, mas não são tão macias como os pêssegos maduros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!