quarta-feira, 26 de outubro de 2016

TURISMO RURAL - Agricultores iniciam circuito turístico em Teresópolis

Mês de outubro é marcado pela visitação dos primeiros turistas ao roteiro que promove vivências em propriedades rurais.

                Resultado de imagem para TURISMO RURAL - Agricultores iniciam circuito turístico em Teresópolis

As belezas naturais encontradas nas áreas rurais podem significar uma nova fonte de renda para as famílias que vivem no campo. Essa estratégia já é uma realidade para as famílias de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. As primeiras visitas do circuito "Turismo Rural de Experiência” já começa a dar resultados para os moradores da microbacia hidrográfica do Rio Formiga.

Apoiados pelo Programa Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, e pela agência de turismo Ecoplay, os agricultores locais buscam potencializar os atrativos da região. Neste mês de outubro eles já testaram o roteiro com os 15 primeiros turistas, moradores de Teresópolis, Niterói e Rio de Janeiro. Os visitantes vivenciaram a rotina dos agricultores, provaram e saborearam comidas e doces caseiros, caminharam por pomares e hortas e colheram seu próprio alimento in natura, no sistema “Colhe e Pague”, criado especialmente para este tipo de passeio.

A extensionista e engenheira agrônoma da Emater-Rio, Monique Lopes Pereira Silva, ressalta que a criação do roteiro de turismo rural era uma demanda dos próprios produtores, observada durante a realização do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), que identifica as áreas de interesse das microbacias trabalhadas pelo Rio Rural.


- Estou muito feliz com o trabalho que está sendo desenvolvido pelos produtores em Teresópolis. Eles batalharam muito para a criação deste roteiro, se organizaram, decidiram suas linhas de atuação. O resultado é altamente positivo para todos - comentou a extensionista, uma das executoras do Rio Rural no município.


Para a agricultora Maria Lúcia Nogueira Lourenço, do Sítio Morro Agudo, o primeiro tour realizado foi um sucesso.


- Fiquei responsável por servir o café da manhã ao grupo. Fiz bolos, sucos, café, os pães, o leite, o queijo, entre outras pequenas guloseimas. Outros produtos servidos foram adquiridos com o comércio local. Ou seja, também fizemos o dinheiro circular aqui mesmo na região. Depois do café, o grupo seguiu para meu sítio, onde andaram pela lavoura, as crianças puderam brincar com galinhas, coelhos, patos. Foi uma experiência incrível - relatou.


Os turistas conheceram mais quatro propriedades, entre elas o Sítio Moinho de Pedra, onde é produzido fubá, canjiquinha, entre outros produtos. A última parada foi no Sítio Martuchelli, da família da produtora Rosana Nogueira, onde foi servido o almoço caseiro, feito com quase tudo que é produzido na propriedade. No local, os visitantes também puderam colher os produtos fresquinhos que queriam levar para casa.


- Aqui no nosso sítio, os turistas também puderam adquirir artesanatos e doces em compota produzidos por outras integrantes do grupo de turismo rural. Foi uma experiência importante para todos nós, que estamos começando neste projeto turístico, e que nos ajudou muito na questão da renda - ressaltou Rosana.


Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, o turismo rural é um dos grandes potenciais do interior fluminense.


- Além de produzirem nossos alimentos de forma sustentável, os agricultores e agricultoras conhecem os sabores da nossa mesa e as belezas naturais do campo. Com esta visão, o Rio Rural desenvolve a capacidade empreendedora dos agricultores, para que aproveitem a vocação para o turismo - destacou o secretário.


Troca de experiências


O Rio Rural busca capacitar os agricultores para que sejam promotores do agroturismo, que é um importante eixo do desenvolvimento rural sustentável no estado. Com o apoio do programa, em agosto deste ano, um grupo de 15 pessoas, formado por agricultores familiares, jovens do campo e mulheres artesãs de Teresópolis, participaram de uma excursão técnica de turismo rural ao município de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, uma das referências desse tipo de turismo no país. O objetivo foi a troca de experiências para que o grupo pudesse iniciar projetos de turismo em suas comunidades, como o que já está ocorrendo.


O fomento ao turismo rural em Teresópolis é uma estratégia com grande potencial de êxito. Além de aproveitar as belezas naturais da região e movimentar a economia local, o turismo também promove a integração entre os ambientes urbano e rural, estimulando a valorização da vida fora das cidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!