segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Seu bem-estar bem no "alto"


                        Resultado de imagem para piramide alimentar

Pirâmide alimentar auxilia no consumo de alimentos para manter o equilíbrio corporal.


Na hora de montar um prato equilibrado, é difícil saber qual a porção ideal de cada alimento. Porém, para cada um, existe um padrão estabelecido por nutricionistas e médicos, baseado no valor calórico. Para isso, a pirâmide alimentar — esquema gráfico que indica a proporção que cada tipo de alimento deve ser consumido — é um ótimo guia na hora da refeição de quem procura uma vida saudável.

Segundo a nutricionista Mariana Nacarato, cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente.

— Na base, temos os energéticos que fornecem energia e disposição. Os reguladores são responsáveis por regular as funções do organismo e manter o sistema imunológico forte, prevenindo doenças como gripes e resfriados. Já os construtores auxiliam na construção, crescimento e restabelecimento dos tecidos, ossos, pele e outras partes do corpo — explica Nacarato, que acrescenta: — Os alimentos que precisam ser consumidos em número maior ficam na base. Quanto mais vai se aproximando do topo, a quantidade diminui.

São cinco as características essenciais para uma dieta equilibrada e nutritiva: adequação, harmonia, qualidade, quantidade e variedade.

Contudo, de acordo com a nutricionista Vanderli Marchiori, alguns alimentos podem ajudar na digestão e acelerar o processo de metabolismo.

— No dia a dia, pode se comer doces, que estão no topo da pirâmide, mas é isso deve ser feito nas porções certas. Qualquer alimento ingerido além do limite pode engordar — afirma.

Além disso, é importante observar as calorias diárias que cada indivíduo precisa. Sendo assim, é necessário acompanhamento de um profissional, uma vez que varia conforme sexo, peso, idade, altura e também necessidades individuais.

Fonte Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!