terça-feira, 24 de maio de 2016

Tomate, bom para visão, mucosas e a pele

Você nem imaginava o potencial deste legume tão comum em nossas cozinhas? Mas suas funções nutricionais põem o tomate como grande aliado para a saúde.

                  Imagem inline 1


Figura conhecida da nossa culinária, e utilizado nos preparos de pratos do mundo todo, o tomate apresenta muita eficiência quando falamos de saúde. Rico em vitaminas e sais minerais, o fruto ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, sendo um antioxidante natural de excelência.

Por ser fonte de licopeno – substância carotenoide responsável pela cor avermelhada do fruto –, o tomate é bastante utilizado para tratamentos voltados para com o cuidado da pele. A vitamina A encontrada no tomate é indispensável para a visão, mucosas e pele, auxilia o crescimento e evita infecções.

Ele alivia a dor de queimaduras de sol e restaura a acidez após algum tratamento. Para quem tem pele oleosa, é recomendado que se aplique esse alimento no rosto todos os dias, mas para as peles mais secas, uma vez na semana é o ideal. Outro benefício que esse fruto tem é que seu suco ajuda no combate à caspa e à queda de cabelo.

Presentes no tomate, as vitaminas do complexo B ajudam na regulação do sistema nervoso e do aparelho digestivo, robustecem o músculo cardíaco, auxiliam no crescimento e ajudam também a manter a pele saudável. A vitamina C, que é o elemento principal do tomate, proporciona robustez aos vasos sanguíneos, vitalidade às gengivas, evita a debilidade óssea e a má formação dos dentes, contribuindo ainda no combate a infecções e cicatrização de feridas.

Para se ter uma ideia, a quantidade de vitaminas A e C em apenas quatro fatias de tomate (88 gramas) corresponde, respectivamente, a cerca de 5% e 14% do valor médio da ingestão diária recomendado para adultos saudáveis.

A quantidade de licopeno presente em tomates frescos oscila consideravelmente de acordo com a época da colheita, local de plantio e, até mesmo, a técnica utilizada para sua quantificação. Seus valores podem variar entre 2 e 18 mg para 4 fatias de tomate.

Diferente de muitos outros frutos, o tomate cozido é mais nutritivo do que cru. Isso porque o licopeno é melhor absorvido nessa situação. Por isso, molhos e sopas são ótimos em qualquer dieta, principalmente para quem se preocupa com o peso, já que possui poucas calorias, menos de 20kcal em 100 gramas. Tomate assado ou recheado com queijo fica delicioso e é perfeito para acompanhar carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!