segunda-feira, 16 de maio de 2016

Abiu: fruta amazônica que turbina a saúde

De sabor adocicado e bastante saborosa, ela é ainda rica em vitaminas e sais minerais.

                        Imagem inline 1


O abiu, cujo nome científico é Pouteria caimito, tem o nome proveniente do tupi-guarani e significa fruta com ponta. É típica da região amazônica, onde nasce espontaneamente, mas é cultivada em quase todo o país, de preferência em solos profundos e humosos, sendo apropriada para pomares domésticos, pois seu cultivo é bastante simples e com três anos de idade já começa a dar os primeiros frutos. 

O abieiro, árvore da família das sapotáceas, chega até os 10 metros de altura em sua plenitude, com cerca de 25 a 30 anos. Existem quatro ou cinco variedades do abiu, e o formato da fruta difere bastante de uma variedade para outra. Elas podem ser inteiramente redondas, ovais e alongadas, com o tamanho aproximado de um ovo grande de galinha ou de pata.

Sua polpa é gelatinosa e muito doce e, além de ser bastante saborosa, vem chamando a atenção devido ao seu valor nutritivo e aos benefícios que traz à saúde, pois possui vitaminas B1, B2, B5 e C e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, além de fibras. A fruta contém propriedades adstringente, anti-inflamatória, expectorante, antitérmico e tônico geral do organismo.

O abiu deve ser consumido somente quando estiver maduro, com a casca toda amarela.  Se ainda estiver verde, sua casca libera um leite viscoso que adere aos lábios. Esse leite é bastante utilizado na produção de cola e de alguns remédios caseiros para vermes, prisão de ventre, verrugas e herpes. O óleo extraído da semente pode ser utilizado contra inflamações e é extremamente nutritivo para a pele e os cabelos.

Uma curiosidade desta fruta é que ela não cai da árvore. Caso não sejam colhida, os passarinhos furam sua casca, consomem a polpa e ela seca no pé. É um fruto bastante apreciado para ser consumido naturalmente e isso ajuda a tratar casos de pneumonia, bronquite, anemia e desnutrição. Além disso, pode ser utilizado para preparar sucos, doces, saladas de frutas, sorvetes e geleias.

Entre janeiro e março de 2016 foram comercializadas 2,22 toneladas de abiu no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), o que representa um volume financeiro de vendas de R$ 15.484,50. Os números demonstram que apesar de exótica e ainda pouco conhecida, a fruta tem ganhado espaço no carrinho de compras dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!