terça-feira, 29 de março de 2016

Frutas, legumes e verduras: outras armas contra a gripe

                    

O objetivo que temos hoje é o de fortalecer o seu sistema imunológico, que é uma arma eficaz contra uma série de doenças. A gripe, como a H1N1 é uma delas. Seu corpo precisa estar forte. Veja essa dica da Ceagesp.

Pode parecer incrível, mas ainda hoje há pessoas que resistem à ideia de incluir frutas, legumes e verduras nas refeições. Mal sabem como elas estão perdendo a oportunidade de prover vitaminas, sais minerais e diversas outras substâncias tão importantes presentes nestes alimentos para o bom funcionamento do organismo, e assim terem uma vida mais saudável e feliz.

Sim, feliz. Explicamos porquê. Alguém com uma alimentação saudável tem mais disposição e energia na vida, produzindo mais substâncias que induzem o cérebro a ter a sensação de saciedade e prazer, deixando o indivíduo mais feliz. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de três porções de legumes e verduras e duas de frutas para se ter uma dieta mais salutar, que aliada à pratica regular de exercícios, contribui para o bem-estar geral.

Um bom argumento a ser usando com aqueles que ainda relutam em mudar seus hábitos alimentares é que legumes e verduras são pouco calóricas e ajudam a perder peso. Algumas frutas são ricas em calorias, mas não trazem risco desde que consumidas moderadamente. Além disso, são ricas em fibras, que regulam o intestino e dão sensação de saciedade, auxiliando na manutenção ou perda de peso ou perda de maneira natural e benéfica à saúde. 

Veja algumas maneiras de aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras no seu dia a dia:

    1- Peça sucos naturais ao invés de refrigerantes e sucos industrializados. Se possível, peça que prepare sem passar pela peneira, para aproveitar melhor as fibras presentes na polpa, casca e bagaço de frutas e legumes.

    2- Carregue frutas ou legumes cortados em pequenos potes para fazer um lanchinho no trabalho ou escola. Com isso, você consegue fugir da tentação dos salgadinhos – cheios de sódio e gorduras – e dos lanches industrializados ricos em calorias e pobres em nutrientes.

    3- Combine frutas, legumes e hortaliças no liquidificador em sucos cheios de minerais, antioxidantes e vitaminas. Para não perder os nutrientes, consuma logo após o preparo.

    4- Prepare saladas verdes combinadas com frutas como manga, abacaxi, goiaba, morango ou com fontes de proteínas como atum, ovo cozido, queijo branco, peito de peru ou salmão, e complemente com nozes, castanhas, ervilha ou grãos como de soja e grão de bico. Só não exagere no molho, para não elevar demais as calorias do prato.

    5- Saia do quadrado e inove a forma de preparar os alimentos. Tente consumir alimentos normalmente cozidos ou preparados no fogo na forma crua, como por exemplo brócolis, couve flor ou mesmo couve manteiga em saladas. Sabia que as frutas ficam mais doces quando assadas ou refogadas? O que vale é ser criativo na cozinha, mas sem abusar da gordura presente em molhos, manteiga e óleos vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!