segunda-feira, 28 de março de 2016

Aprenda a fazer suco do cacau

              
 
No sábado passado foi comemorado  o Dia do Cacau, fruta originária da América Central que é a base do chocolate. Quem vê uma barra de chocolate às vezes não consegue imaginar que aquela guloseima sai das sementes torradas do cacau, fruta alongada de cor laranja que lembra uma bola de futebol americano e que tem sementes envolvidas com uma polpa branca e adocicada, com a qual pode-se preparar um suco cheio de antioxidantes benéficos à saúde. 

Na CEAGESP,  capital paulista, o cacau que chega para comercialização chega principalmente do sul da Bahia, seu principal produtor no Brasil, mas ele é encontrado desde Vitória (ES), passando por alguns estados do Nordeste e Norte do país também. O fruto in natura pode ser encontrado para venda no setor de frutas exóticas do Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), principalmente entre os meses de abril a julho.

Para preparar o suco com as sementes do cacau, basta bater no liquidificador na função de pulsar, para não quebrá-las e soltar somente a polpa branca. Depois é só coar, adoçar a gosto e saborear! 

Segundo o site www.benefíciosnaturais.com, “a polpa do cacau tem fibras, glicose e sacarose (energéticos), além de conter inúmeras vitaminas como as do complexo B e a niacina, que age nos músculos, no sangue e nos nervos. Os sais minerais ajudam na saúde dos ossos, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, a vitamina A age diante da saúde da pele e dos ossos”. 

Diz ainda que as fibras ajudam com o bom funcionamento do intestino. Antioxidante, previne câncer e auxilia em casos de depressão. “O cacau ainda estimula a liberação de endorfinas e aumenta a disposição mental. Por conter flavonoides e triptofano, aumenta ainda a proliferação de neurônios. Além disso, concentra outras substâncias que dão a sensação de bem-estar, e ajudam no combate à ansiedade e depressão”, informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!