domingo, 24 de janeiro de 2016

Banana deixa de ser vendida por quilo em SP

                    

Liberação da venda foi publicada no 'Diário Oficial' do estado. Comércio já pode voltar a vender a fruta por unidade ou dúzia, por exemplo. No Rio de Janeiro a fruta é vendida por quilo em supermercados, hortifrutis e "sacolões", o que encarece ainda mais o preço ao consumidor. Ao contrário das feiras livres, onde é vendida por dúzia; e onde o produto é bem mais nutritivo.

As feiras e os mercados paulistas não são mais obrigados a vender banana por quilo, como faziam desde 2008. De acordo com a alteração da lei, publicada no "Diário Oficial" do estado, o comércio pode voltar a vender a fruta por unidade ou dúzia, por exemplo.

Na ocasião, quem desobedecesse a nova regra da venda da banana poderia pagar multa. O autor da lei, à época, afirmou que a mudança atendia a uma reivindicação dos produtores da fruta do Vale do Ribeira, região que concentra a maior produção de banana no estado. Os produtores dizia que perdiam cerca de R$ 90 milhões, pois vendiam a fruta em caixas com capacidade para até 33 quilos da fruta, mas recebiam por 20 quilos.

O sindicato dos feirantes, no entanto, era contrário à medida e defendeu em 2009 uma flexibilização da lei para que a banana pudesse ser vendida por quilo e também por dúzia, dependendo da escolha do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!