segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Abacaxi capixaba é o destaque no verão

                         

O abacaxi é uma fruta nativa do Brasil, sendo a segunda mais comercializada no mundo

A preocupação com a alimentação e a saúde deve ser maior nessa época do ano, devido ao forte calor do verão. As frutas têm um importante papel sendo fonte de vitaminas, hidratação e compõem saladas e diversos pratos. Ah, sem contar que vai bem em qualquer hora do dia ou da noite. Vamos falar um pouco sobre o abacaxi, que tem sua comercialização em grande escala em Marataízes e Itapemirim, litoral Sul do Estado.

O abacaxi é uma fruta nativa do Brasil, sendo a segunda mais comercializada no mundo. A grande demanda dessa fruta tropical é para atender as indústrias de sucos simples e concentrados e a fabricação de sorvetes, gelatinas e compotas. Também tem saída para o mercado de vinhos, licores, vinagres e cachaça.

O preço praticado no mercado da Ceasa ES, na sexta-feira (8/1), era de R$ 2,00 a unidade, no tamanho médio. Já o graúdo chegou a custar R$3,00. Só no último ano foram comercializados 9.177.323 milhões de quilos de abacaxi no Estado.

A nutricionista Matilde Alves recomenda o abacaxi nesse verão. “A polpa é dotada de vitaminas A, B1 e C, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, fósforo e bromelina, enzima que auxilia a digestão – também presente nas folhas e no talo (caule) do abacaxizeiro. O fator da vitamina C auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e ainda é um antioxidante natural e o magnésio contribui na regulação da atividade muscular do coração”.
Dicas para fazer em casa

O abacaxi in natura contém bromelina, uma enzima capaz de quebrar as moléculas de proteína de outros alimentos, especialmente das carnes. Por essas características, muitas pessoas utilizam suco de abacaxi para amaciar carnes. Portanto, aproveitem o fim de semana para testar no churrasco!

Para completar, aí vai uma receita fácil de fazer e que vai ajudar a combater o calor.

Gelado de abacaxi

Ingredientes
1 abacaxi em cubos
5 copos de água
3 xícaras de chá de açúcar
2 pacotes de gelatina sabor abacaxi
1 caixinha de creme de leite

Modo de preparo

Leve ao fogo o abacaxi, a água e o açúcar e ferva por 20 minutos;
Apaga o fogo e misture a gelatina, deixe esfriar e misture o creme de leite;
Leve à geladeira até firmar.
Sirva gelado.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!