segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mariana, uma tragédia ocultada

                          

Nos últimos dias o portal CeasaCompras.com vem se preocupando em tentar traduzir para os nossos internautas o que realmente aconteceu, e quais as consequências econômicas advindas da tragédia com rompimento das barragens da mineradora Samarco, integrante do grupo brasileiro Vale e da BHP, australiano. Malefício que afetou milhões de brasileiros ao longo de mais de 589 km do rio Doce, cuja a lama chegou às praias do Espírito Santo, depois de destruir tudo pelo caminho desde Minas Gerais. Mortos, desaparecidos, desabrigados para sempre; peixes, flora, fauna, agricultura. Tudo destruído e ninguém preso até hoje, nenhum culpado.

Essa panacéia toda, onde não há respostas plausíveis, afeta milhões de brasileiros diretamente e outros tantos indiretamente, o que deixou indignado o empresário Omar Catito Peres, radicado na capital carioca onde tem empresas, que publicou um desabafo hoje em sua rede social. Estamos reproduzindo para mostrar que o assunto já era temeroso há muito tempo. Ao ponto de Carlos Drumond de Andrade ter escrito um poema para denunciar a mineração em uma região tão bela e frágil.  Peres, por sua vez, queria que fossem cobrados royalties sobre a mineração, o mesmo que acontece com o petróleo e o gás natural. Veja:

"O ASSASSINATO EM MINAS :

TENTEI IMPEDIR A LAMA AMARGA DO RIO DOCE.

Em 2006, fui candidato ao Senado em Minas. Ainda tinha ambições de poder contribuir no âmbito politico. Sozinho, sem partidos, sem "lideres", com meia dúzia de amigos, tive quase 500 mil votos, com 28 segundos de tv, contra 6 minutos do candidato escolhido pelo Governador Aécio Neves.

Eleição para cargo majoritário no Brasil, ganha quem tiver mais tempo de tv. Por isso, nas campanhas a gente assiste as famosas "sopas de letrinhas" que são as coligações para "salvar o Brasil". "Esquerda " (?) com direita, "direita" (?) com esquerda se unem com um só objetivo: ganhar. Bandos de oportunistas, aglutinados em quadrilhas chamadas partidos. Simples assim I .

Na realidade não são coligações ideológicas lastreadas por um programa de governo. Trata-se simplesmente de corrupção. São as quadrilhas organizadas legalmente como partidos, com direito a siglas, que vendem seus tempos de tv para ganhar um dinheiro de caixa 2 e mais alguns cargos para roubarem quando estiverem no poder. Simples assim II.

Meu grande projeto para os mineiros era exigir a criação dos royalties dos minérios extraídos em Minas, da mesma forma como o Estado do Rio possui para a extração do petróleo em sua costa marítima.

Os próprios mineiros riram de minha proposta. Nunca tinham ouvido falar (os políticos profissionais e donos do estado) , muito menos haviam pensado neste direito para os mineiros que se traduz em compensação pela extração e exploração de suas riquezas naturais . Os politicos profissionais me detonaram...Claro, pois eles defendem as mineradoras e não Minas Gerais.

Os mineiros, então, votaram no candidato indicado e apoiado por Aécio Neves, o ex Ministro Eliseo Rezende. Seu suplente era Clésio Andrade, ex vice governador do Aécio . Pouco tempo depois , falece Eliseo e assume o suplente Clésio que, logo em seguida foi obrigado a renunciar, acusado de corrupção.

O Outro Senador eleito com apoio do Aécio, foi Zezé Perrela, ex presidente do Cruzeiro. Recentemente o seu helicóptero foi apreendido no Espirito Santo com meia tonelada de cocaína.

A idéia dos royalties para os minérios em Minas é justo e, tem como objetivo exclusivo, a indenização em caso de catástrofes como essa que ocorreu em Mariana. Com os royalties, os mineiros não estariam sendo obrigados a se humilhar para receber uma garrafa de água para matar a sede, já que sua fonte foi assassinada. Eles teriam em caixa, bilhões de reais que seriam destinados não só à reparação material dos prejudicados, mas sobretudo para recuperação dos danos ambientais.

Passados mais de 10 anos de minha proposta, hoje, esses mesmos políticos em Minas só falam em royalties...

Se tem uma riqueza natural que não serve para nada é a extração dos minérios em Minas. As empresas cometem danos irreparáveis à natureza, levam toda a riqueza para fora do país e, não pagam nada por isso. Todas as exportações são isentas de impostos. Grande negócio. Quantos assassinatos não foram cometidos por essas riquezas...

Mas se essas empresas levam nossas riquezas, nos deixam, em contrapartida, a poeira do subdesenvolvimento. Em Minas, só os políticos ganham com as mineradoras, pois são elas as maiores financiadoras das campanhas majoritárias no Estado. Abastecendo de dinheiro os políticos, fica a certeza da continuidade da exploração da riqueza sem pagar nada por ela e, mais ainda, a certeza que seus crimes ficarão impunes.

Sempre foi assim. Desde sempre. Sempre será assim.
Minas é um estado pobre. E, agora se transformando em miserável.

Simples assim III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!