segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Maçã nacional terá preço de importada por causa das chuvas no Sul

                          

Clima adia colheita da maçã no RS e prejudicou a maturidade e a colheita ainda está em ritmo lento. Preço pago ao produtor é 60% superior ao registrado em 2013. Matéria do Globo Rural.

A colheita da maçã, na Serra Gaúcha, está em ritmo lento, porque o clima atrasou a maturação da safra. Mas os frutos estão com boa qualidade, o que traz esperança de lucro para os agricultores.

Em uma propriedade em Flores da Cunha, somente 10% da fruta está sendo colhida. O restante da safra ficou para o início de fevereiro. A colheita dos seis hectares de maçã será moderna: o agricultor investiu em maquinário, para reduzir o custo com mão de obra.

“A amplitude térmica variou muito do dia para a noite e isso retardou a colheita da maçã”, conta Olir Schiavenin, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Se por um lado o clima atrasou a colheita, por outro deixou a fruta com qualidade melhor. Com isso, a expectativa dos produtores é que a maçã tenha uma valorização de preço maior em relação ao ano passado.

Ao todo, o agricultor Pedro Antônio Molon deve colher 240 toneladas de três variedades. Otimista, ele acredita que esta safra será bem mais rentável. “A fruta vai ficar bem melhor, porque ela vai amadurecer mais doce que no ano passado”, diz.

A previsão é de que a colheita se estenda até o início de março. Os agricultores estão negociando a caixa com 18 quilos de maçã por R$ 50, preço 60% acima do que foi pago no mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!