segunda-feira, 29 de junho de 2015

'Sopa de pedra' é opção em festival na Ceagesp, em São Paulo


                                           

Iguaria portuguesa será servida até domingo em São Paulo. Lenda de frade pobre inspirou receita que leva legumes e carnes, informa o G1.

Uma rocha redonda e do tamanho de um punho fechado é um dos ingredientes utilizados na “sopa de pedra”, iguaria que é servida até domingo (28/6) no Festival de Sopas da Ceagesp, em São Paulo.

Segundo o organizador do evento Leandro Camini, de 29 anos, a receita é baseada numa lenda portuguesa de um frade pobre que tinha vergonha de pedir comida. “Ele ia até a casa das pessoas e pedia somente uma panela com água e um fogareiro. Ele então tirava do bornal [saco de pano] duas pedras limpas e bem lustrosas e começava a cozinha-las.” Curiosos, os moradores da aldeia acabavam oferecendo ingredientes para melhorar o sabor da sopa, como sal, legumes e carnes. No fim, a pedra ficava apenas como adorno de um caldo nutritivo e gostoso.





   
                                   

A versão da Ceagesp leva bacon, paio, carne, feijão, batata, brócolis, couve-flor, tomate, inhame, cebola, vagem, pimenta-do-reino e alho . “Se quiser fazer uma sopa dessas, eu sugiro reunir os amigos e pedir para que cada um leve um ingrediente. Se forem 20 pessoas, serão 20 ingredientes”, disse o chef Ivair Felix, de 49 anos. “Só não pode faltar a pedra.”

Frequentadores do festival se surpreenderam com a novidade. “Não
sabia exatamente o que iria ter, pensei que ia encontrar uma pedra dentro [do prato]”, disse a advogada Paula Ristun, de 32 anos. “Parece aquelas sopas de mãe, em que pega tudo na geladeira e coloca na panela”, disse a compradora Beatriz Godoy, de 21 anos.

O Festival de Sopas tem cardápios diferentes a cada semana. Até domingo, haverá, além da de pedra, a tradicional de cebola, cebola gratinada, creme de palmito, inhame com costelinha e creme de Ervilha com ricota. O evento acontece às quartas, quintas e domingos, das 18h à meia-noite, e, às sextas e sábados, das 18h às 2h, na Ceagesp (Av. Dr. Gastão Vidigal, 1.946, Vila Leopoldina). O “rodízio” custa R$ 32,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!