quarta-feira, 10 de junho de 2015

Produção de café cai 13% no Espírito Santo



                            
 
Estimativa da safra 2015 foi apresentada pelo Ministério da Agricultura e pela Conab nesta terça-feira (9/6) deve ser de 44,28 milhões de sacas este ano. Efeitos climáticos são responsáveis por essa queda acentuada na safra, o que fatalmente irá ecoar no bolso do consumidor.

A produção de café no Brasil, de acordo com a segunda estimativa divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deverá chegar a 44,28 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado. O resultado, que considera a produção de café arábica e conilon, mostra uma redução de 2,3% em comparação com a safra passada, de 45,34 milhões de sacas.

A produção de café conilon apresenta recuo de 13%. Segundo o secretário de Política Agrícola do Mapa, André Nassar, essa redução é decorrente das altas temperaturas na região produtora do estado do Espírito Santo. A forte estiagem no período de formação e enchimento dos grãos também contribuiu para esse cenário.

Já o café arábica deverá apresentar um acréscimo de 1,9% devido, principalmente, à evolução da cultura na Zona da Mata mineira e também à produção do Paraná, que se recupera da forte geada de 2013.

A produção de café arábica, que corresponde a 74,3% do volume produzido no país, está estimada em 32,91 milhões de sacas. Nassar destacou também a produção em Minas Gerais, com o volume estimado de 23,30 milhões de sacas.

O conilon, cuja produção é estimada em 11,35 milhões de sacas, representa 25,7% do total nacional, sendo o Espírito Santo o maior destaque, com uma produção de 7,76 milhões de sacas.

Área

A área em produção é de 1,942 milhão de hectares, com uma queda de 0,2% ou 4,81 mil ha em relação à safra passada, quando chegou a 1,947 milhão.

Minas Gerais concentra a maior área plantada, de 975,27 mil de hectares, predominando a espécie arábica, com 98,64% do total no estado.  Isso representa 50,2% da área cultivada no país.

O estado do Espírito Santo ocupa a segunda colocação, com 433,27 mil hectares. O conilon capixaba cobre uma área de 283,05 milha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!