quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia das Mães : Produtores de flores estimam crescimento de 6% nas vendas

  
                              

Melhor oportunidade de negócios para o setor no ano, data terá maior oferta de produtos cultivados na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Se para o comércio em geral o Dia das Mães é a segunda melhor época de vendas do ano depois do Natal, para a floricultura, a data é disparada a maior oportunidade de negócios do setor. Na hora de presenteá-las, as flores, muitas vezes também complementam o presente principal, traduzindo sentimentos de carinho, gratidão e amor.

Apesar do cenário econômico nacional, os floricultores fluminenses esperam comercializar neste Dia das Mães um volume de flores três vezes superior a média das demais semanas do ano. A previsão segue a tendência nacional que estima crescimento de 6% nas vendas, comparativamente à mesma data do ano passado.

Para o produtor de rosas e presidente da Associação de Produtores de Flores de Stucky, em Nova Friburgo, Carlos Alberto da Silveira, o segmento no estado do Rio está fortalecido e vem superando as dificuldades com profissionalismo e investimento.

- A adoção de tecnologias como cultivo protegido, irrigação por gotejamento e padronização de embalagens são alguns dos diferenciais que estão gerando resultados positivos na qualidade de nossas flores - afirmou Silveira.

O otimismo também é compartilhado pelos produtores de Vargem Alta, em Nova Friburgo, entre eles, Vadite Chamboudet que calcula aumento de 50% no preço das rosas comercializadas para o atacado.

- A ampliação de pontos de vendas no varejo para a data e a maior procura pela rosa, flor preferida nesta ocasião, me motivaram a ampliar a área de cultivo. Tenho hoje 40 mil pés de rosas vermelhas e chá, as mais pedidas pelo consumidor - explicou Vadit.

Segundo a coordenadora do Programa Florescer, da secretaria estadual de Agricultura, Nazaré Dias, a Região Serrana é a maior produtora de flores de corte do estado, com 570 floricultores. Os municípios de Nova Friburgo e Bom Jardim, se destacam na produção de rosas gérberas, lírios, alstromérias, crisântemos, entre outras.

- De acordo com pesquisa realizada pelo Sindflores - Sindicato Nacional do Comércio Varejista de Flores - as rosas, especialmente as vermelhas, lideram na preferência dos consumidores para presentear as mães em 2015. Na segunda posição, vem os vasos de orquídeas, seguido dos vasos floridos em geral, especialmente begônias, kalanchoes, azaleias, etc. Os arranjos e buquês prontos chegam a representar 13% do total das vendas para a data - informou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!