sexta-feira, 1 de maio de 2015

Conhece a taioba?



                             

A verdura é uma excelente fonte de vitamina A, B1 e B2, cálcio, fósforo, ferro e proteínas.

A folha da taioba possui sabor suave e é uma excelente fonte de vitamina A. Além disto, o vegetal contêm também vitamina C e minerais como ferro, potássio e manganês. No mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) o preço do vegetal custa em média R$3,57 o quilo, enquanto que na Ceasa do Irajá, no Rio, ela estava sendo vendida nesta quarta-feira (29/4) a R$ 1, apenas.

A vitamina A, encontrada na taioba, auxilia na visão, ajuda a manter a integridade e as células da pele, ajuda no crescimento de cabelos, atua como antioxidante e na prevenção do câncer. A vitamina C atua como resposta imunitária às células do organismo, ajuda no crescimento saudável das células dos ossos e auxilia na utilização eficiente do ferro.

O talo da taioba é ricamente constituído por carboidratos, porém não é tão consumido quanto as folhas pelos brasileiros. Na composição do vegetal encontram-se ainda cálcio, fósforo, ferro, proteínas, e vitaminas B1, B2.

Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. O valor energético para cada 100g de talo é de 24 calorias, enquanto que nas folhas, são 31 calorias para as mesmas 100g.

Segundo a nutricionista Matilde Alves, a taioba fornece em cada 100g do alimento 4,5g de fibra, e nunca deve ser consumida crua. “A verdura possui oxilatos de cálcio que são capazes de irritar a garganta. Apesar disso, seu cozimento não prejudica a oferta de minerais importantes como o magnésio e o ferro,” relata.

A nutricionista dá uma dica de um saboroso arroz com taioba.

Arroz de Taioba
Ingredientes
5 copos de arroz
1 colher (sopa) de manteiga
1 pacote de queijo ralado
4 folhas (médias) de taioba

Como fazer:

Pique a taioba em tiras bem finas, deixando-as molhadas e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga, adicione a taioba e mexa até que ela desmanche e vire um creme.
Misture o arroz já pronto, adicione o queijo e mexa devagar até o arroz ficar bem verdinho.
Informações à Imprensa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja muito bem vindo(a).
Fique a vontade, aproveite a experiencia com nosso Blog, envie para seus amigos e deixe seu relato.
Gratidão!